26 de março de 2004 – Cassini envia fotos de Saturno o Senhor dos Anéis

Não Há Dia Sem História

26 de março de 2004

Cassini celebra 12 anos de viagens ao redor do Senhor dos Anéis

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Saturn_from_Cassini_Orbiter_(2004-10-06).jpg

Saturno pela Cassini em 6 de outubro de 2004

No dia 26 de março de 2004, há 12 anos, a NASA começava a apresentar fotografias de Saturno, tiradas pela sonda Cassini, que se aproximava do planeta gigante gasoso. A Cassini levava a bordo, além dos seus equipamentos próprios de pesquisa, uma pequena sonda, chamada Huygens, da Agência Espacial Européia – ESA, que faria um pouso, com pára-quedas, no maior satélite de Saturno, Titã.

Entre os planos da missão, estavam vários sobrevoos dos satélites de Saturno e passagens em meio aos anéis. É uma das mais ricas sondagens já feitas que tem trazido informações valiosíssimas.

A Cassini-Huygens fora lançada quase sete anos antes, em 15 de outubro de 1997, do Centro Espacial Kennedy. Sua fonte de energia, que está fazendo a sonda funcionar ainda hoje, é uma pilha de plutônio. A complexa navegação da Cassini incluiu sobrevôos de Vênus e da Terra, para aproveitar a assistência gravitacional a ganhar velocidade. A passagem “de raspão”, pela Terra, de uma espaçonave contendo plutônio, gerou temores de um risco de acidente com contaminação radiativa – que não houve.

Cassini fotografou todos os anéis de Saturno de uma só vez durante a ocultação de 2006

Cassini fotografou todos os anéis de Saturno de uma só vez durante a ocultação de 15 de setembro de 2006

Hoje, Cassini-Huygens tem sido considerada uma missão altamente vitoriosa, um sucesso retumbante. Como recompensa, um prêmio para todos nós, em 2010 a Missão Cassini ganhou verbas adicionais e teve seu prazo estendido até 2017.

Milton W.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!