14 de março de 1835 – Giovanni Schiaparelli

Não Há Dia Sem História

Giovanni Schiaparelli

14 de março de 1835

Giovanni Schiaparelli

Giovanni Schiaparelli

No dia 14 de março de 1835, há 181 anos, nascia o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli, o inventor acidental dos marcianos.

Schiaparelli foi um dos maiores pesquisadores de Marte e está entre os principais astrônomos do século XIX. Baseado em suas observações de Marte, ele fez a descrição, entre outros detalhes, da existência de linhas na superfície do planeta. Chamou estas linhas de “canali”. Não tratou de como tivessem se formado e nunca afirmou que pudessem ter sido feitos por algum ser vivo. Mas muitos entenderam que ele se referisse a canais artificiais. A “fantástica descoberta” se espalhou rapidamente por todos os idiomas. Schiaparelli tentou desmentir, mas já era tarde demais. Sua própria reputação de astrônomo sério foi usada a favor da fantasia, que se tornou uma lenda, e seus próprios desenhos a comprovavam.

Mapa de Marte segundo Schiaparelli

Mapa de Marte segundo Schiaparelli

Muitos astrônomos já admitiam a possibilidade de vida, em algum grau e em algum tempo, em Marte. A “descoberta” de Schiaparelli não era uma simples ‘estrela cadente’, ela tinha seus precedentes. Percival Lowel adotou a hipótese como possibilidade. A imprensa sensacionalista atacou o “prato cheio”. Foi assim que nasceram os marcianos. Uma espécie de transpermia, pela qual eles existiriam na Terra, embora nunca tenham estado lá, no planeta a eles atribuído como lar.

Os marcianos cresceram, se desenvolveram, adquiriram formas bizarras e até uma cor, o verde. Suas naves começaram a ser vistas em todos os países, mas principalmente nos EUA, e, embora tenham testado vários formatos e configurações, o desenho de disco parece ter se mostrado o melhor para os sobrevôos da Terra. Atualmente, com a tecnologia digital, eles parecem estar numa fase “pós-moderna”, superando a fase cubista.

Pode ser que existam outros planetas com vida, no Universo, mas seguramente o único em que existiram discos voadores foi a Terra. Os marcianos foram a maior lenda urbana já criada pela humanidade. Ainda possui adeptos e entusiastas. Schiaparelli faleceu em 4 de julho de 1910, com reputação inabalada, homenageado pela União Astronômica Internacional.

Milton W.

1 comentário

  1. Muito bem lembrado deste acontecimento. Mais uma vez a imaginação fértil das pessoas, sempre com uma queda para acreditarmos que não estamos sós. Acredito na possibilidade de que tenha existido, ou até mesmo ainda exista vida em outra galáxia distante, mas aqui tão perto não creio.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!