NGC 5866 a galáxia perfilada capturada pelo Hubble e processada por Hunter Wilson

Por que essa galáxia parece tão fina?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/ngc5866_hubble_4096.jpg

A galáxia vista pelas bordas NGC 5866 (Messier 102) – crédito da imagem: NASA, ESA, Hubble Legacy Archive; Processada por ©: Hunter Wilson

Na verdade, a maioria dos discos galácticos são justamente tão finos quando o da NGC 5866, como aparece na imagem em destaque. Na prática, contudo, a maior parte das galáxias não são vistas de perfil sob o nosso ponto de observação. Não obstante, devemos nos lembrar que uma galáxia muito familiar por nós observada em perfil é a nossa própria Galáxia Via Láctea!

NGC 5866 foi classificada pelos astrônomos como uma galáxia lenticular. A NGC 5866, apelidada de ‘Spindle Galaxy’ (Galáxia do Fuso ou Galáxia do Eixo) e catalogada como Messier 102, foi descoberta provavelmente por Pierre Méchain ou Charles Messier em 1781 e também localizada independentemente por William Herschel em 1788.

NGC 5866 tem numerosas e complexas faixas de poeira que aparecem escuras e em tons de vermelho, enquanto que as estrelas brilhantes do seu disco fornecem uma silhueta luminosa.

O disco azulado de estrelas jovens pode ser visto se estendendo além da poeira no extremamente fino plano galáctico, enquanto que o bojo no centro do disco aparece tingido em tons mais alaranjado que as estrelas antigas mais antigas que lá habitam.

Embora estima-se que NGC 5866 tenha aproximadamente a mesma massa que a nossa Via Láctea, essa galáxia é menor pois a luz leva cerca de 60.000 anos para cruzá-la, ou seja, 30% menos tempo que leva para atravessar a nossa galáxia.

Em geral, os discos galácticos são usualmente muito finos porque o gás que os formou coalesceu a medida que gira em torno do seu centro gravitacional.

A galáxia NGC 5866 reside a 50 milhões de anos luz na direção da constelação do Dragão (Draco).

Fonte

APOD: Edge-On Galaxy NGC 5866 – crédito da imagem: NASAESAHubble Legacy Archive; Processada por: Hunter Wilson

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!