«

»

mar 01

NGC 3310: uma galáxia espiral com surto de formação estelar revelada pelo Gemini

E a festa prossegue na galáxia espiral NGC 3310…

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/ngc3310_gemini_1837.jpg

NGC 3310 – créditos da imagem©: AAO ITSO Office, Gemini Obs./AURA & T. A. Rector (U. Alaska Anchorage)

Há 100 milhões de anos aproximadamente a galáxia NGC 3310 provavelmente colidiu com uma galáxia menor fazendo com que a galáxia espiral maior acendesse em um tremendo surto de formação estelar (starburst).

A gravidade em mutação durante o evento criou ondas de densidade que comprimiram as existentes nuvens de gás e acionaram a evento em cadeia de formação estelar.

imagem em destaque fornecida pela equipe do Observatório Gemini (Gemini North Telescope) mostra a NGC 3310 em grande nível de detalhes, com codificação de cores de forma que os tons de rosa enfatizam a presença do gás enquanto que o branco e o azul destacam as estrelas.

Alguns dos aglomerados estelares da galáxia são bem jovens, indicando de alguma forma que as galáxias com surtos explosivos de formação estelar assim permanecem nesse status por bastante tempo.

A espiral NGC 3310, visível através de telescópios de menor porte, tem um diâmetro estimado em 50.000 anos luz, residindo a cerca de 50 milhões de anos luz na direção da constelação da Ursa Maior.

Fonte

APOD: NGC 3310: A Starburst Spiral Galaxy – créditos da imagem©: AAO ITSO OfficeGemini Obs./AURA & T. A. Rector (U. Alaska Anchorage)

._._.

1 menção

  1. NGC 3603: um notável aglomerado próximo com surto explosivo de formação estelar » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] (galáxias com surto explosivo de formação estelar), tais como a M82, a M94, a NGC 253, a NGC 3310, a NGC 1313 e a UGC 11411, todas essas já abordadas aqui em nosso blog “Eternos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!