«

»

fev 26

26 de fevereiro – Emmanuel Liais e o Cometa de Olinda

Não Há Dia Sem História

26 de fevereiro de 1860

Emmanuel Liais e o Cometa de Olinda

Escultura: Emmanuel Liais, Parc Liais, Cherbourg-Octeville

Escultura: Emmanuel Liais, Parc Liais, Cherbourg-Octeville

No dia 26 de fevereiro de 1860, há 156 anos, o astrônomo amador francês Emmanuel Liais descobriu um cometa ao observar o céu em Olinda, Pernambuco. Liais veio ao Brasil, com credenciais do Observatório de Paris, para estudar o eclipse solar de 7 de setembro de 1858. Acabou ficando.

Dom Pedro II nomeou-o diretor do então Observatório Imperial, hoje Observatório Nacional, subordinado ao ministério da Ciência e Tecnologia, órgão no qual Liais trabalhou durante 17 anos.

Com apoio do engenheiro belga Louis Cruls, também astrônomo e também descobridor de cometa, Liais direcionou o trabalho para objetivos científicos, poderíamos dizer iluministas, despertando oposição do setor politécnico, positivista, que moveu contra ele uma forte campanha usando espaços “a pedido” no Jornal do Commercio e no O Paiz. Demitiu-se em 1881 e voltou para sua casa em Cherbourg, Normandia. Homenageado pela União Astronômica Internacional. Faleceu em 5 de março de 1900.

Milton W

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!