NGC 1531 e 1532: canibalismo galáctico em Eridanus

http://apod.nasa.gov/apod/image/1602/N1532_LRGB_50_finishCedic.jpg

NGC 1531 e NGC 1532 em Eridanus – crédito da imagem©: CEDIC Team; Processada por: Markus Blauensteiner

As galáxias crescem agregando galáxias menores. Mesmo a nossa própria galáxia Via Láctea tem praticado ao longo de sua existência o canibalismo galáctico, absorvendo pequenas galáxias que se aproximam e são capturadas pela gravidade da Via Láctea.

De fato, a prática é relativamente comum no Universo. Na imagem em destaque temos uma ilustração do fenômeno onde vemos um par de galáxias em interação na direção da constelação de EridanusO Rio.

Residindo a mais de 50 milhões de anos luz de distância da Terra, a larga e distorcida galaxia espiral NGC 1532 está amarrada em uma luta gravitacional com a galáxia anã NGC 1531 (à direita do cento da imagem). Trata-se de um combate onde a galáxia menor certamente irá perder.

Vista de perfil, a gigante espiral NGC 1532 tem um diâmetro de 100.000 anos luz, graciosamente detalhado nessa acurada imagem.

Os astrônomos julgam que o par de galáxias NGC 1532 + NGC 1531 é similar ao bem estudado Sistema de Galáxias NGC 5194 + NGC 5195, que se apresenta com uma face voltada para nós, conhecido no catálogo de Charles Messier como M51 (A Galáxia do Rodamoinho).

Fonte

APOD: Galaxies in the River – crédito da imagem©: CEDIC Team – Processada por: Markus Blauensteiner

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!