11 de Fevereiro de 2016 é um dia histórico: anunciada a detecção pelo LIGO das Ondas Gravitacionais a partir da fusão de um par de Buracos Negros

11 de fevereiro de 2016

Finalmente anunciado: a radiação gravitacional foi diretamente detectada.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1602/BHmerger_LIGO_3600.jpg

A primeira medição já realizada foi concretizada a partir de duas infraestruturas distintas do LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) em Washington e Louisiana simultaneamente, em setembro de 2015.

Depois de numerosas verificações de consistência dos dados, os resultados com precisão 5-sigma foram publicados hoje, 11 de fevereiro de 2016.

As ondas gravitacionais medidas se correlacionam com o que é esperado a partir da fusão de dois buracos negros depois de engajados em uma espiral da morte em uma galáxia distante, com o buraco negro resultante momentaneamente vibrando em um rápido movimento.

O fenômeno foi previsto pela Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein, e agora a descoberta histórica confirma um marco no entendimento humano da gravidade e da física fundamental.

Além disso, trata-se da medição mais direta jamais realizada de buracos negros.

A ilustração em destaque retrata os dois buracos negros em fusão com a força do sinal medida pelos dois detectores do LIGO por 0,3 segundos, superimpostos no pé da imagem.

Futuras detecções pelo LIGO Avançado (‘Advanced LIGO’) e outros detectores de ondas gravitacionais são esperadas para não só confirmar a espetacular natureza dessas medidas como também fornecer visões promissoras de uma nova forma de se enxergar e explorar nosso Universo.

Aprenda no vídeo abaixo a história e o legado do LIGO desde sua gênese até a detecção das ondas gravitacionais em setembro de 2015:

Fontes

APOD: LIGO Detects Gravitational Waves from Merging Black Holes – Créditos da imagem: LIGONSFAurore Simonnet (Sonoma State U.)

Phys.Org: Gravitational waves detected 100 years after Einstein’s prediction

Artigo Científico

Physical Review Letters: Observation of Gravitational Waves from a Binary Black Hole Merger

._._.

PhysRevLett.116.061102-Observation-of-Gravitational-Waves-from-a-Binary-Black-Hole-Merger

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!