Próxima Centauri está em evidência em 2016 !

A estrela mais próxima do Sol tem planetas?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1601/ProximaCentauri_Hubble_2048.jpg

Próxima Centauri – créditos: ESA / Hubble & NASA

Até hoje não sabemos a respeito de exoplanetas por lá, no entanto, você pode agora acompanhar atualizações frequentes de uma nova campanha de busca que está em progresso durante os primeiros meses de 2016.

A estrela de menor distância da Terra, Próxima Centauri, é o membro mais próximo do tríplice sistema Alfa Centauri.

A luz de Próxima Centauri leva ‘apenas’ 4,24 anos para nos alcançar. Essa pequena estrela anã vermelha, capturada no centro da imagem em destaque acima pelo Hubble Space Telescope, é tão tênue que só foi descoberta em 1915 e somente pode ser vista com o suporte de um telescópio.

Na imagem se destaca um X luminoso das pontiagudas linhas de difração envolvendo Próxima Centauri, enquanto várias estrelas da nossa galáxia Via Láctea estão visíveis no plano de fundo.

O efeito da difração se formou porque o Hubble é um telescópio refletor. Esse fenômeno não ocorre em telescópios refratores.

A estrela mais brilhante no Sistema Alfa Centauri é razoavelmente similar ao nosso Sol e tem uma história longa de registros por se tratar da 3ª estrela mais brilhante nos céus noturnos (a 1ª é Sirius e a 2ª Canopus).

O Sistema Alfa Centauri é primariamente visível nos céus do hemisfério sul da Terra.

Em 15 de janeiro de 2016, através de uma iniciativa internacional do ESO (European Southern Observatory), denominado Pale Red Dot project, um time de astrônomos liderado por Guillem Anglada-Escude começou a investigação de pequenas mudanças em Próxima Centauri para tentar encontrar evidências da presença de um (ou mais) exoplaneta(s), possivelmente do tamanho da Terra.

Para saber mais sobre essa campanha, clique no artigo abaixo:

Embora saibamos ser altamente improvável, se uma civilização avançada for encontrada vivendo em um exoplaneta orbitando Próxima Centauri, sua proximidade pode gerar uma remota possibilidade de que algum dia a humanidade consiga se comunicar com eles.

Fonte

APOD: Proxima Centauri: The Closest Star – créditos: ESA/Hubble & NASA

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!