«

»

jan 06

Dois cometas (Catalina e Borrelly), um meteoro e a estrela brilhante Arcturus

http://apod.nasa.gov/apod/image/1601/CatalinaBorrellyArcturus2016-01-01_Hemmerich.jpg

Arcturus, cometa Borrelly, cometa Catalina e um meteoro por Fritz Helmut Hemmerich

Esta longa exposição telescópica engloba um mosaico com dois painéis que cobre uma área equivalente a cerca de 10 Luas Cheias nos céus. O panorama foi capturado por Fritz Helmut Hemmerich antes do nascer do Sol, no início de 2016 a partir de Tenerife, Ilhas Canárias.

Próximo ao topo da imagem vemos as tênues coma e cauda do Cometa Borrelly (P/19). P/19 é um cometa com uma órbita em torno do Sol com período de 7 anos. O núcleo do Borrelly foi visitado pela sonda de motor iônico Deep Space 1 no início do século XXI.

Ancorando essa paisagem celeste na parte inferior da imagem estão a brilhante estrela Arcturus (Alfa Bootes) e o Cometa Catalina (C/2013 US10) que está nos visitando pela primeira vez, vindo da Nuvem de Oort.

A cauda amarelada de escombros do cometa Catalina se estende abaixo na direção à direita. Em contrapartida, a complexa e muito maior cauda iônica do cometa C/2013 US10 foi impactada pelas tempestades e ventos solares e se espalha para cima, também à direita, rasgando diametralmente quase a totalidade desse campo de visão.

Para completar o cenário de forma notável, uma das tomadas de 30 segundos de duração flagrou um brilhante meteoro e sua cauda, cruzando os céus na direção da esquerda entre os cometas e Arcturus.

http://apod.nasa.gov/apod/ap010926.html

Núcleo do Cometa Borrelly capturado pela sonda Deep Space 1 em 2001. Créditos: Deep Space 1 Team, JPL, NASA

Fonte

APOD: Comets and Bright Star – crédito da imagem©: Fritz Helmut Hemmerich

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!