«

»

jan 04

LRO retrata a Terra ‘nascendo’ no horizonte lunar

Na Lua a Terra nunca ‘nasce’ ou se ‘põe’ no horizonte.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1601/Earthrise_LRO_5634.jpg

O ‘nascer’ da Terra a partir da Lua, capturado pela sonda robótica Lunar Reconnaissance Orbiter – créditos: NASA/GSFC/Arizona State U./Lunar Reconnaissance Orbiter

Se você se colocar na superfície da Lua, você verá a Terra praticamente imóvel nos céus. Isto é causado porque a Lua está em ressonância gravitacional 1:1 com a Terra e apresenta sempre a mesma face voltada na direção do nosso planeta.

Curiosamente, a imagem em destaque de fato retrata um ‘nascer-da-Terra’ sobre a borda do horizonte lunar. Essa imagem foi possível porque foi capturada a partir de uma espaçonave em órbita da Lua: a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

De fato, a sonda robótica LRO orbita a Lua tão rapidamente que a partir dessa espaçonave a Terra parece ‘nascer no horizonte’ a cada duas horas, aproximadamente.

A imagem em questão capturou um desses cenários há cerca de três meses.

Em contrapartida, vista a partir da superfície da Terra, a Lua ‘nasce’ no horizonte uma vez por dia, o que é primariamente causado devido a rotação da Terra.

LRO foi lançada em 2009 e tem orbitado a Lua desde então. A LRO criou um mapa em três dimensões da superfície lunar, e tendo pesquisado minuciosamente a Lua na busca pela água e possíveis bons candidatos a pousos de futuros veículos robóticos ou astronautas.

Fontes

LROC: Looking Over The Limb

APOD: Earthset from the Lunar Reconnaissance Orbiter – créditos: NASA/GSFC/Arizona State U./Lunar Reconnaissance Orbiter

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!