«

»

dez 12

Cometa Catalina se encontra com Vênus e a Lua

http://apod.nasa.gov/apod/image/1512/FINAL_CATALINA_SM_WM.jpg

Cometa Catalina em conjunção com a Lua e Vênus – Crédito da imagem ©: Greg Hogan

A Lua crescente e um brilhante Vênus se encontraram em 7 de dezembro de 2015, formando uma bela conjunção dos mais brilhantes objetos celestiais nos céus, depois do Sol.

Difícil de se ver, mas também presente nessa cena estava o Cometa Catalina (C/2013 US10).

O come exibe claramente suas duas caudas, nessa noite de Lua crescente e um Vênus resplandecente, combinados nessa imagem que é uma composição de exposições de longa e curta duração do mesmo campo de visão, pelo astrofotógrafo Greg Hogan.

Apontando abaixo, à direita da imagem a cauda de poeira do Catalina está atrelada a órbita do cometa. Por outro lado, a cauda iônica, em ângulo na direção da esquerda da imagem aponta na direção oposta da posição do Sol.

Descoberto em 2013, este visitante da nuvem de Oort esteve no perigeu solar em 15 de novembro de 2015 e agora se afasta do Sol e se aproxima da Terra. A menor distância do cometa em relação a Terra irá ocorrer em meados de janeiro de 2016.

Fonte – APOD: Comet Meets Moon and Morning Star – Crédito da imagem ©: Greg Hogan

._._.

1 menção

  1. Dois cometas (Catalina e Borrelly), um meteoro e a estrela brilhante Arcturus » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] parte inferior da imagem estão a brilhante estrela Arcturus (Alfa Bootes) e o Cometa Catalina (C/2013 US10) que está nos visitando pela primeira vez, vindo da Nuvem de […]

Deixe uma resposta