«

»

dez 05

LRO conseguiu finalmente determinar o local de impacto do propulsor S-IVB da Apollo 16 na Lua

http://cdn.phys.org/newman/gfx/news/hires/2015/lrofindsapol.jpg

Cratera de impacto do propulsor S-IVB da missão Apollo 16 finalmente encontrada pela LRO. Créditos: NASA/Goddard/Arizona State University

Após décadas de incertezas, os cientistas conseguiram identificar o local de impacto na Lua causado pelos escombros do Apollo 16 S-IVB.

O S-IVB foi o terceiro estágio do foguete Saturno V que propulsionou a Apollo 16 na viagem a Lua. O local foi devidamente identificado por imagem direta através da câmera de alta resolução LROC (Narrow Angle Camera) a bordo da espaçonave robótica da NASA que orbita a Lua, a LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter).

Inicialmente usados na missão Apollo 13, os estágios S-IVB impactaram deliberadamente a superfície lunar depois de cumprirem seus papéis. Sismômetros colocados na Lua pelas missões anteriores (Apollo 11 e Apollo 12) mediram as energias desses impactos com a intenção de determinar características sobre a estrutura interna no nosso satélite natural.

As localizações das crateras causadas por esses propulsores foram estimadas a partir de dados de rastreamento coletados via rádio, logo antes dos impactos.

Anteriormente na missão LRO, os locais de impacto dos estágios S-IVB das missões Apollo 13, 14, 15 e 17 foram identificados com sucesso.

No entanto, a cratera causada pelo foguete da missão Apollo 16 permanecia sem detecção. A causa disso foi o fato de que o contato via rádio com o propulsor foi perdido antes do impacto. Assim, a área provável de choque permanecia até então indeterminada.

A identificação positiva do local do impacto tomou muito mais tempo para ser determinada porque a localização efetiva diferia por 30 quilômetros das estimativas preliminares, dos tempos das missões Apollo. Em comparação, as outras quatro crateras causadas pelos módulos S-IVB estavam dentro de um raio de 7 quilômetros das posições estimadas.

O estágio S-IVB da Apollo 16 está localizado em Mare Insularum, cerca de 258 quilômetros ao sudoeste da Cratera Copernicus, mais precisamente: 1,921 graus norte, 335,377 graus leste e na profundidade de -1,104 metros.

Fonte

Phys.org: LRO finds Apollo 16 booster rocket impact site

 

._._.

Deixe uma resposta

error: Esse blog é protegido!