«

»

nov 27

Yuri Beletsky: os planetas matinais e o brilho zodiacal observado na região do Observatório de Las Campanas

http://apod.nasa.gov/apod/ap151126.html

Telescópios de Magalhães (no morro, à direita), Vênus, Marte e Júpiter, a estrela alfa-Leo (Regulus) e a luz zodiacal por Yuri Beletsky,

Yuri Beletsky aproveitou a oportunidade e apanhou o trio planetário alinhado no plano na eclíptica visto a partir do Observatório de Las Campanas.

A imagem capturada antes do nascer do Sol traça a eclíptica com um alinhamento familiar para quem acorda bem cedo em novembro de 2015 no hemisfério sul.

Na direção leste vemos os brilhantes planetas (de baixo para cima) Vênus, Marte e Júpiter na mesma linha que Regulus, a estrela alfa da constelação do Leão.

Naturalmente, os planetas estão imersos na tênue luz zodiacal, visível a partir do lado mais escuro formando um ângulo com o horizonte.

Isto é chamado as vezes de falso amanhecer, afinal, não é acidental que tanto a luz zodiacal quanto os planetas residam ao longo da eclíptica.

Formados pelo achatado disco protoplanetário, os 8 planetas do Sistema Solar orbitam próximos do plano da eclíptica, enquanto a poeira próxima do plano espalha a luz solar, a fonte do tênue brilho zodiacal.

http://apod.nasa.gov/apod/ap151126.html

A mesma imagem de Yuri Beletsky com anotações.

Fonte

APOD: Planets of the Morning créditos ©: Yuri Beletsky (Carnegie Las Campanas ObservatoryTWAN)

._._.

1 menção

  1. Phillip A Cruden captura a ocultação de Vênus pela Lua de manhã » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] aparecido como a popularmente chamada “estrela da manhã” de forma mais brilhante alinhado com outros planetas sobre o horizonte antes do Sol […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!