NGC 5128: uma notável imagem da galáxia ativa Centaurus A por Robert Gendler e Roberto Colombari 

Afinal, qual é a galáxia ativa mais próxima do planeta Terra?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1511/Centaurus-HST-ESO-LL.jpg

A galáxia ativa mais próxima da Terra é Centaurus A. Essa imagem foi processada por Robert Gendler e Roberto Colombari a partir de dados do Hubble Space Telescope e do ESO (European Southern Observatory)

Certamente a resposta está na rádio galáxia Centaurus A, que reside na constelação do Centauro a uns meros 11 milhões de anos luz.

A galáxia elíptica peculiar Centaurus A tem um diâmetro acima dos 60.000 anos luz. Seu nome no catálogo de nebulosas e aglomerados estelares é NGC 5128.

Forjada pela colisão de duas galáxias convencionais, Centaurus A abriga uma fantástica coleção de aglomerados estelares azuis, uma pletora de regiões rosas de formação estelar e faixas enegrecidas de poeira cósmica que se impõem nesta imagem com notável qualidade de detalhes.

De fato, este retrato galáctico colorido consiste em uma composição construída a partir de dados do observatório espacial Hubble conjuntamente com os dados fornecidos pelos telescópios terrestres do complexo do ESO (Observatório Meridional Europeu), no Chile.

Próximo ao centro da NGC 5128, os escombros cósmicos são avidamente consumidos pelo buraco negro central supermassivo descomunal com bilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Assim como em outras galáxias ativas, o processo de acreção pelo buraco negro supermassivo gera ondas de rádio, raios-X e radiação gama, emanados a partir de Centaurus A.

Fonte

APOD: Centaurus A – processamento©: Robert GendlerRoberto Colombari – dados da imagem: Hubble Space TelescopeEuropean Southern Observatory

._._.

1 menção

  1. […] galáxia vizinha é a fotogênica Centaurus A, visível inclusive por binóculos e conhecida pelos seus impressionantes filamentos de poeira […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!