«

»

nov 19

CARMA-7: ALMA mostra os primeiros passos de uma estrela bebê

http://www.eso.org/public/images/potw1545a

ALMA mostra os jatos da estrela recém nascida CARMA-7. Créditos da imagem: ESO/A. Plunkett

Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) revelou dois enormes jatos ondulados de gás denso com uma simetria quase perfeita que estão sendo lançados a partir de uma única fonte situada no centro desta imagem. A sua origem é uma estrela extremamente jovem — uma proto-estrela — que começa a sua longa jornada para se tornar uma estrela parecida com o Sol.

A estrela bebê, conhecida por CARMA-7, e os seus jatos situam-se a aproximadamente 1.400 anos-luz de distância da Terra no centro do aglomerado estelar Serpente do Sul. Este aglomerado denso, encontrado na constelação da Serpente, abriga pelo menos mais 30 proto-estrelas que estão começando a brilhar como estrelas na proximidade umas das outras, dando aos astrônomos um laboratório perfeito onde estudar as interações entre as estrelas e o seu meio.

Os primeiros passos da vida de uma estrela ainda não são bem compreendidos, mas os astrônomos concluíram que estes jatos são causados por lançamentos periódicos de gás, ejetados a enormes velocidades da CARMA-7 para o meio que a rodeia. Estes lançamentos de gás são causados pelo material que cai na estrela vindo do disco que a orbita. À medida que os jatos se afastam da estrela bebê, o material colide com o meio interestelar fazendo com que o jato diminua de velocidade e se espalhe. No futuro, este material colapsará para formar mais uma geração de estrelas.

Fonte

ESO: Infant Star’s First Steps

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!