«

»

nov 17

IC 5070: Roberto Colombari revela os gases, poeira e as estrelas da Nebulosa do Pelicano

http://apod.nasa.gov/apod/image/1511/Pelican_Colombari_3140.jpg

Roberto Colombari revela os gases, poeira e as estrelas da Nebulosa do Pelicano (IC 5070)

A nebulosa do Pelicano (IC 5070) tem sido lentamente transformada por diversos processos.

A nebulosa IC 5070 está dividida a partir da grande nebulosa América do Norte (NGC 7000 – North America Nebula) por uma nuvem molecular repleta de poeira cósmica enegrecida. Particularmente, o Pelicano recebe muito estudo porque se trata de uma mistura particularmente ativa de formação estelar e nuvens de gás em evolução.

fotografia em destaque foi produzida em três cores especificas a partir da radiação emitida pelos elementos: enxofrehidrogêniooxigênio, os quais nos ajudam a melhor compreender as interações que ocorrem por lá.

A radiação emanada pelas estrelas jovens e energéticas está transformando lentamente, esquentando o frio gás interestelar, avançando a fronteira entre ambos, conhecida como frente de ionização, visível em laranja brilhante à direita da imagem.

Especificamente, densos tentáculos de gás frio ainda persistem. Milhões de anos a partir da agora, esta nebulosa não será conhecida como o Pelicano, uma vez que o balanço e o posicionamento das estrelas e do gás estarão demarcando um desenho completamente diferente do que vemos hoje.

Fonte

APOD: The Pelican Nebula in Gas, Dust, and Stars – crédito da imagem©: Roberto Colombari

._._.

1 menção

  1. IC 5070: um ‘poeirento’ Pelicano em Cygnus por Steve Richards (Chanctonbury Observatory) » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] como IC 5070, essa nuvem interstelar de poeira e gás é encontrada justamente na “costa leste” da Nebulosa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!