«

»

nov 14

O criovulcão Wright Mons em Plutão

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA20155

Wright Mons

Longas sombras geradas pelo Sol baixo no horizonte são refletidas nesta superfície rugosa em Plutão.

A cena foi capturada pela New Horizons, logo ao sul da planície chamada Sputnik Planum, que forma o icônico e brilhante coração que ‘bate’ em Plutão.

No centro vemos uma característica chamada informalmente de Wright Mons, uma larga e alta montanha com 150 quilômetros de largura e cerca de 4 quilômetros de altura, com uma depressão que mede 56 quilômetros de largura desde o cume.

Obviamente, largas montanhas com largas crateras centrais são encontradas em outros cantos do Sistema Solar, tais como o vulcão Mauna Loa do Havaí no planeta Terra e o vulcão Olympus Mons em Marte.

De fato, os cientistas da New Horizons anunciaram as similaridades entre Wright Mons e o vizinho Piccard Mons em Plutão. Os dois montes provavelmente são criovulcões que ejetaram gelo derretido do interior deste gelado e distante mundo.

Fontes

NASA Photojournal: PIA20155: Ice Volcanoes on Pluto?

APOD: Wright Mons on Pluto – Créditos: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Institute

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!