MRO revela camadas e fraturas em Ophir Chasma em Marte

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/esp_042360_1755.jpg

Fraturas e camadas em Ophir Chasma, Crédito: Missão MRO/NASA/JPL

Ophir Chasma forma uma área ao norte do vasto sistema de cânions marciano Valles Marineris.

Nessa imagem, capturada em 10 de agosto de 2015 pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, revela uma pequena parte da sua parede e do seu piso.

A parede rochosa mostra muitas camadas sedimentares e o seu piso é coberto por cadeias eólicas, que possuem um tamanho intermediário entre as ondulações de areia e as dunas de areia. As rochas protuberantes no assoalho possivelmente se tratam de intrusões vulcânicas de magma uma vez derretido que empurrou as camadas sedimentares ao redor e se congelou nessa área.

Imagens como essa ajudam aos geólogos no entendimento dos mecanismos de formação de grandes sistemas tectônicos como o de Valles Marineris.

Ressaltamos que a palavra ‘tectônica’ usada em Marte não significa a mesma coisa aqui na Terra, onde está relacionada ao movimento de placas tectônicas. Nesse caso a palavra ‘tectônica’ se refere às enormes tensões e pressões na crosta do planeta vermelho. As placas tectônicas representam o principal tipo de tectonismo na Terra. Por outro lado, Marte não possui placas tectônicas.

A Universidade do Arizona, em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp. (Boulder, Colorado, EUA). O JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project e o Mars Science Laboratory Project resportando-se ao Science Mission Directorate da NASA, em Washington.

Fonte

NASA: Layers and Fractures in Ophir Chasma, Mars

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!