NGC 1333: berçário estelar em Perseus sob a lente de Alberto Prats Rodríguez – Agrupació Astronòmica d’Eivissa/Ibiza (AAE)

http://apod.nasa.gov/apod/image/1511/NGC1333_aae.jpg

NGC 1333 em Perseus – crédito da imagem©: Agrupació Astronòmica d’Eivissa/Ibiza (AAE), Alberto Prats Rodríguez

A NGC 1333 pode ser observada no espectro visível como uma nebulosa de reflexão, dominada por tons azulados característicos da luz de estrelas refletidas na poeira interestelar.

NGC 1333 reside na direção da constelação que homenageia o heroico Perseus, na borda de uma gigantesca nuvem molecular de formação estelar.

Esse surpreendente close-up se estende nos céus por cerca de duas Luas Cheias em uma área que mede 15 anos luz de diâmetro na estimada distância de 1.000 anos-luz onde reside NGC 1333.

O panorama cósmico mostra detalhes da região poeirenta juntamente com contrastantes objetos de Herbig-Haro com suas emissões avermelhadas, jatos e gases turbulentos brilhantes alimentados pela radiação de estrelas recém-nascidas.

Com efeito, NGC 1333 abriga centenas de estrelas com menos de 1 milhão de anos de idade, a maioria das quais ainda permanece escondida da nossa visão por telescópios óticos, ainda obscurecidas pela invasiva poeira estelar generalizada, como se pode ver abaixo nessa paisagem cósmica capturada por Jeff Lunglhofer:

http://apod.nasa.gov/apod/ap071129.html

Poeira estelar em Perseus por Jeff Lunglhofer

Esse ambiente caótico pode ser similar ao existente nos primórdios do Sistema Solar há mais de 4,5 bilhões de anos.

Fontes

APOD:

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!