O instrumento SPHERE captura imagens diretas do primeiro sistema planetário circumbinário com um disco de acreção

http://www.eso.org/public/images/potw1543a/

SPHERE captura imagem do disco de acreção no sistema estelar binário HD 106906 AB – Créditos: ESO, A. M. Lagrange (Université Grenoble Alpes)

Observações obtidas com o instrumento descobridor de exoplanetas do ESO, SPHERE, um sistema de ótica adaptativa de alto contraste instalado no 3º Telescópio Principal do Very Large Telescope do ESO, revelaram um disco de gás e poeira, visto de perfil, em torno do sistema estelar binário HD 106906 AB.

HD 106906 AB é uma estrela dupla situada na constelação do Cruzeiro do Sul. Os astrônomos suspeitavam há muito tempo que este duo estelar com 13 milhões de anos de idade se encontrasse rodeado por um disco de detritos, devido à juventude do sistema e radiação característica. No entanto, este disco nunca tinha sido observado — até agora! O disco de detritos do sistema pode ser visto na parte inferior esquerda desta imagem. O disco envolve ambas as estrelas, daí o nome de ‘disco circumbinário’. As estrelas propriamente ditas encontram-se tapadas por uma máscara, evitando assim que a sua luz extremamente forte cegue o instrumento.

Estas estrelas e o disco estão acompanhadas por um exoplaneta, visível no canto superior direito da imagem, ao qual damos o nome de HD 106906 b, que orbita a estrela binária e o seu disco a uma distância maior do que qualquer outro exoplaneta descoberto até hoje — 650 vezes a distância média da Terra ao Sol, ou cerca de 97 bilhões de quilômetros. O exoplaneta HD 106906 b tem uma massa enorme (11 vezes a massa de Júpiter) e uma temperatura escaldante na superfície de 1.500º Celsius.

Graças ao SPHERE, o HD 106906 AB tornou-se o primeiro sistema estelar binário do qual temos imagens tanto do exoplaneta como do disco de restos, dando aos astrônomos a oportunidade única de estudar o complexo processo de formação de exoplanetas em sistemas circumbinários.

Fonte

ESO: Planet-hunting SPHERE Images First Circumbinary Planet System with Disc

._._.

1510.02511v1-A-narrow-edge-on-disk-resolved-around-HD-106906-with-SPHERE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!