New Horizons revela cavidades e características intrigantes de Sputnik Planum em Plutão

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/pluto-puzzling-pits-2.png

Esta imagem foi capturada pelo dispositivo LORRI (Long Range Reconnaissance Imager) a bordo da sonda New Horizons pouco antes da maior aproximação a Plutão em 14 de julho de 2015. A imagem consegue resolver detalhes tão pequenos quanto 250 metros. A cena mede cerca de 210 km de comprimento. O Sol ilumina a cena a partir da esquerda. O norte está acima e à esquerda. Créditos: NASA/JHUAPL/SwRI

 Quanto mais observamos imagens Plutão, mais interessante esse mundo se torna. Com a sua proeminente característica em forma de coração, montanhas de gelo e solos com texturas “pele de cobra”, Plutão já surpreendeu os cientistas da New Horizons com a variedade e complexidade das suas características superficiais.

Essa imagem transmitida recentemente, que mostra uma parte da região em forma de coração de Plutão, revela o enigmático padrão celular à esquerda das planícies bem como agrupamentos incomuns de pequenos buracos e depressões (da seção inferior esquerda até à superior direita).

Os cientistas julgam que essa área, denominada informalmente por Sputnik Planum, é composta por gelos voláteis como o nitrogênio sólido. Eles teorizam que os buracos e as depressões, em geral com centenas de metros de diâmetro e centenas de metros de profundidade, são possivelmente formados por sublimação ou evaporação destes gelos. No entanto, as razões para as formas marcantes e alinhamentos destas características permanecem um mistério. À intriga soma-se a ausência de crateras de impacto, mesma nessa resolução, o que atesta à extrema juventude geológica de Sputnik Planum.

Hal Weaver, cientista do projeto New Horizons e do Laboratório de Física Aplicada de Johns Hopkins em Laurel, Maryland, EUA, disse:

Plutão é ‘esquisito’, mas de uma maneira positiva. As cavidades e a forma como estão alinhadas fornecem pistas sobre o fluxo de gelo e a troca de substâncias voláteis entre a superfície e a atmosfera. A equipe científica está trabalhando para entender os processos físicos em andamento por lá.

Fonte

NASA: Pluto’s Puzzling Patterns and Pits

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!