«

»

set 21

O telescópio ESO/NTT se refrescando em La Silla

http://www.eso.org/public/images/potw1538a/

O telescópio NTT do ESO em La Silla por Babak Tafreshi (twanight.org)

Esta notável imagem do New Technology Telescope (NTT) foi capturada por Babak Tafreshi logo após o pôr do Sol no Observatório de La Silla do ESO, situado em Norte Chico, na periferia do deserto chileno do Atacama. A Lua iniciou já a sua travessia do céu noturno e brilha intensamente ao fundo.

O Sol desaparece por baixo do horizonte à esquerda da imagem, pintando as nuvens de um alaranjado forte.

O brilho quente dos últimos raios de Sol é refletido pela superfície das paredes da cúpula do NTT. A finalidade desta cúpula metálica é impedir que o edifício protetor do telescópio se aqueça muito durante o dia, o que afetaria negativamente as observações, já que o ar quente em movimento e a turbulência são fenômenos que distorcem as imagem e pioram as observações astronômicas.

Não é apenas o edifício protetor do telescópio que foi concebido para reduzir a acumulação de calor durante o dia. As plataformas de concreto e o estacionamento em torno do local estão todos pintados de branco para aumentar a quantidade de radiação refletida pelas suas superfícies.

Fonte

ESO: Keeping cool at La Silla

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!