«

»

set 14

New Horizons e Cthulhu Regio em Plutão

Novas imagens de alta resolução estão sendo transmitidas da New Horizons para a Deep Space Network, na Terra, lentamente.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1509/pluto05_NewHorizons_2475.jpg

New Horizons mostra Cthulhu Regio e Sputinik Planum em Plutão

A espaçonave robótica New Horizons, que sobrevoou Plutão em julho de 2015, terminou o envio de dados essenciais de engenharia e agora tem transmitido seleções do seu enorme banco de dados de imagens de Plutão e suas luas. A imagem em destaque, que consiste de uma composição detalhada, revela uma surpreendente superfície repleta de crateras, planaltos, paisagens com características desconhecidas e formatos de terreno que até lembram partes da Terra, mas inesperadas em Plutão.

A área mais clara que se espalha através da parte superior direita do quadro é a denominada Sputnik Planum que tem sido exaustivamente estudada por causa de sua suavidade incomum. Por outro lado, a região encraterada bem escura na parte debaixo da imagem é conhecida por Cthulhu Regio.

Até agora, a New Horizons só compartilhou um pequeno percentual das imagens capturadas no ‘flyby’ de julho, mas irá continuar a enviar novas visões do planeta anão a medida que se direciona na direção de novos alvos distantes a serem explorados.

Por que demora tanto para transmitir dados para a Terra? O vídeo abaixo (Pluto in a minute) explica as razões:

Fonte

APOD: Pluto from above Cthulhu Regio – crédito da imagem: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.

._._.

Deixe uma resposta