«

»

ago 31

M31: mosaico da galáxia de Andrômeda por Robert Gendler

http://apod.nasa.gov/apod/image/1508/m31_gendler_1955.jpg

M31 – Andrômeda – crédito©: Robert Gendler (robgendlerastropics.com)

Qual é a galáxia de grande porte mais próxima da nossa Via Láctea? Andrômeda é a resposta.

De fato, nossa galáxia é considerada muito parecida com Andrômeda. Juntas a Via Láctea e Andrômeda dominam o Grupo Local de Galáxias. A luz difusa de Andrômeda é gerada por centenas de bilhões de suas estrelas componentes.

Contudo, as diversas estrelas que se destacam envolvendo essa imagem de Andrômeda de Robert Gendler são de fato estrelas da nossa própria galáxia, que estão bem mais próximas de nós que Andrômeda.

Andrômeda é também denominada M31, por se tratar do 31º objeto da lista de objetos difusos no catálogo de Messier. A M31 está tão distante que sua luz leva 2,56 ± 0,08 milhões de anos para chegar até nós.

Embora possamos ver Andrômeda sem ajuda de binóculos ou telescópios, a imagem acima é um mosaico de 20 fotos tomadas através de um telescópio de porte pequeno.

Embora Andrômeda seja uma galáxia relativamente próxima se compararmos com as demais galáxias desse porte no Universo, há mistérios ainda não revelados em Andrômeda:

  1. Qual será a origem do seu centro duplo incomum?
  2. Quando será que Andrômeda irá colidir com a nossa galáxia Via Láctea?
m31nmmosaics

Mosaico da M31 por Robert Gendler

Fonte

APOD:

._._.


1 menção

  1. Encontraram o primeiro planeta extragaláctico em Andrômeda! « Eternos Aprendizes

    […] isto é, trata-se do primeiro planeta extra-galáctico já descoberto, pois ele pertence a galáxia de Andrômeda! O gráfico acima mostra a simulação da curva da luz no evento possivelmente causado pelo planeta […]

Deixe uma resposta