«

»

ago 29

A nebulosa da Gaivota por Dieter Willasch

http://apod.nasa.gov/apod/image/1508/IC2177-60mHa__45m-RGBwillasch.jpg

Nebulosa da Gaivota – Crédito da Imagem©: Dieter Willasch (Astro-Cabinet)

Uma larga expansão de gás brilhante e poeira cósmica apresenta uma visão que lembra uma ave na visão dos astrônomos do planeta Terra, o que sugere seu nome popular: a Nebulosa do Gaivota.

Este retrato de um pássaro cósmico cobre uma área celeste de 1,6 graus através do plano da nossa galáxia Via Láctea, vizinha nos céus de Sirius, a estrela alfa da constelação de Canis Major (Cão Maior).

A região coberta pela imagem inclui outros objetos de interesse, notavelmente a compacta região de emissão NGC 2327 que contém uma estrela massiva compondo a cabeça do pássaro (a nebulosa do Papagaio, acima do centro da imagem).

Dominada pelo brilho avermelhado do hidrogênio atômico, este complexo de nuvens de gás e poeira com jovens estrelas brilhantes tem um diâmetro de 100 anos luz a uma distância de 3,800 anos luz da Terra.

http://www.eanet.com/kodama/astro/2007/0216a/index.htm

Visão de campo profundo da região vizinha da estrela Sírius e a nebulosa da Gaivota (Seagull Nebula). Crédito: David A. Kodama

Fonte

APOD: The Seagull Nebula – Crédito da Imagem©: Dieter Willasch (Astro-Cabinet)

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!