‘Selfie’ da Curiosity sobre o ‘pequeno planeta’

Um robô curioso atravessa quase que completamente este ‘pequeno planeta rochoso’.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1508/planet_curiosity_sol-1065.jpg

‘Selfie’ da Curiosity sobre o ‘pequeno planeta’ – Crédito da Imagem ©: NASA, JPL-Caltech, MSSS – Montagem do ‘pequeno planeta’ por Andrew Bodrov

Evidentemente, o ‘pequeno planeta’ é na realidade Marte e o robô é o Curiosity Rover, do tamanho de um carro, posando sobre um alvo de perfuração recente na área de Marias Pass na parte inferior do Monte Sharp.

As 92 imagens usadas para montar a projeção do ‘pequeno planeta’ (formatadas em um mosaico digital deformado e costurado cobrindo 360×180 graus) foram capturadas pelo dispositivo Mars Hand Lens Imager (MAHLI) durante o ‘sol 1065’ (sol 1065 quer dizer dia marciano número 1065). Isso corresponde a 05 de agosto de 2015, três anos terrestres desde que o Curiosity pousou na superfície do planeta vermelho.

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA19807

NASA PIA19807: auto retrato em grande angular do robô Curiosity no local de perfuração ‘Buckskin’ no Monte Sharp, capturado em sol 1065 (05 de agosto de 2015).

O selfie composto exclui imagens que mostram o braço robótico da sonda e montagem da câmera MAHLI em si, mas a sua sombra é visível embaixo do quadro. Confira esta versão interativa do espetacular panorama da Curiosity no sol 1065.

http://www.nasa.gov/jpl/msl/pia19808/looking-up-at-mars-rover-curiosity-in-buckskin-selfie

NASA PIA19808: selfie da Cusiosity no Monte Sharp no local de perfuração chamado de ‘Buckskin’ capturado em ‘sol 1065’.

Fontes

NASA:

APOD: Little Planet Curiosity – Crédito da Imagem ©: NASAJPL-CaltechMSSS – Montagem do ‘pequeno planeta’ por Andrew Bodrov

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!