A chuva de meteoros Perseidas e a Via Láctea em céus sem a Lua por Petr Horálek

Você já apreciou a chuva de meteoros Perseidas?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1508/viz_2013_08_08-14_Perseidy_1500.jpg

Chuva de meteoros Perseidas capturada em 08 a 14 de agosto de 2013 – Crédito da Imagem ©: Petr Horálek

Embora o pico previsto deste evento tenha sido previsto para ontem à noite a atividade vai continuar hoje (noite de 13/14 de agosto de 2015). A chuva de meteoros será melhor apreciada em lugares de noite clara após a meia-noite em locais sem poluição luminosa.

Afortunadamente, neste ano a chuva das Perseidas teve a vantagem ocorrer na fase da Lua Nova.

Uma vez que a Lua Nova só aparecerá antes das primeiras luzes da manhã muitos meteoros mais tênues poderão ser observados, sem nenhuma interferência do brilho lunar.

A chuva de meteoros Perseidas anterior, em fase de Lua Nova, ocorreu em 2013, quando a imagem acima foi composta a partir de várias fotos do céu escuro e claro, sem Lua, na ilha Hvar, pertencente a costa da Croácia.

Estas composição em campo largo inclui 67 meteoros se espalhando pelos céus a partir de um ponto virtual dentro da Constelação do herói Perseus. Essa chuva de meteoros, originada pelos escombros do cometa Swift-Tuttle, foi capturada entre 8 a 14 de agosto de 2013, em uma paisagem celeste que também retratou as luzes zodiacais e a nossa Via Láctea.

A próxima chuva de meteoros Perseidas, sem a Lua para prejudicar a observação, irá ocorrer em agosto de 2018.

Fonte

APOD: Moonless Meteors and the Milky Way – Crédito da Imagem ©: Petr Horálek

._._.

1 menção

  1. […] que terá um pico no final dessa semana (11 e 12 de agosto de 2016) é conhecida como “As Perseidas“, uma vez que todos os meteoros parecem vir de uma posição radial na direção de […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!