«

»

ago 10

Christian vd Berge mostra o trio de Sagitário: M8, M20 e NGC 6559

http://apod.nasa.gov/apod/image/1508/LagoonTrifid_vdBerge_6006.jpg

Três nebulosas em Sagitário – Crédito da Imagem ©: Christian vd Berge (DSLR Astrophotograhy)

Três brilhantes nebulosas são frequentemente registradas em tours telescópicos na constelação de Sagittarius através dos populosos campos estelares do centro da Via Láctea.

De fato, o turista cósmico do século 18 Charles Messier conseguiu catalogar duas dessas três nebulosas: a M8, a grande nebulosa à esquerda do centro da foto e a colorida M20 à direita.

A terceira é a NGC 6559, acima da M8, separada da grande nebulosa por uma faixa de poeira escura. Todas as três nuvens são berçários estelares residentes em torno de 5.000 anos luz da Terra.

A expansiva M8, com um diâmetro de 100 anos luz, é também conhecida como a Nebulosa da Lagoa. A M20 também é popularmente apelidada de nebulosa Trífida.

O gás hidrogênio brilhante cria a cor dominante avermelhada da nebulosa de emissão, com contrastantes matizes azuis, mais impressionantes na nebulosa Trífida, devido a reflexão da luz da estrelas na poeira cósmica. Esta colorida paisagem celestial registrada com telescópio e câmera digital também inclui um dos aglomerados estelares abertos catalogados por Charles Messier, M21, logo acima da Trífida.

Fonte

APOD: A Sagittarius Triplet – Crédito da Imagem ©: Christian vd Berge (DSLR Astrophotograhy)

._._.

1 comentário

1 menção

  1. Sonia Ribas

    A beleza do universo encanta!

  1. M8: a Nebulosa da Lagoa capturada pelos filtros de hidrogênio, enxofre e oxigênio por John Nemcik » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] nebulosa maior, denominada M8 ou NGC 6523, recebe o apelido de “Lagoa” por causa da faixa de poeira vista à direita o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!