Mosaico da região central do aglomerado de galáxias de Virgem por Rogelio Bernal Andreo

http://apod.nasa.gov/apod/ap150804.html

Mosaico da região central do Aglomerado de Virgem, construído a partir de várias imagens telescópicas. Crédito da Imagem ©: Rogelio Bernal Andreo

O Aglomerado de Galáxias de Virgem hospeda mais de mil galáxias e consiste no grande aglomerado de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local de Galáxias. De fato, esse aglomerado gigante é muito difícil de ser apreciado como um todo devido à sua enorme extensão, cobrindo uma grande área do céu.

Este preciso mosaico em campo largo, gerado a partir de imagens telescópicas, por Rogelio Bernal Andreo, claramente mostra a região central do Aglomerado de Virgem, situado atrás de nuvens de poeira tênues em primeiro plano, que flutuam acima do disco da nossa Via Láctea.

A galáxia predominante no aglomerado de Virgem é a gigantesca galáxia elíptica M87, vista abaixo e à esquerda do quadro central. À direita da M87 está uma corrente de galáxias designada como Marakarian’s Chain.

Uma inspeção cuidadosa da imagem revelará muitos membros do aglomerado de Virgem, que na imagem surgem como manchas difusas.

http://apod.nasa.gov/apod/ap150804.html

A imagem acima é uma versão legendada da imagem inicial, com os nomes das galáxias anotados conforme a classificação catálogo NGC. Também estão anotados números do catálogo Messier, incluindo a M84 e a M86, além das notáveis espirais coloridas M88M90, e M91.

O Aglomerado de Galáxias de Virgem reside (em média) em torno de 48 milhões de anos-luz de distância da nossa galáxia.

Medidas de distância ao Aglomerado de Virgem têm sido usadas para fornecer uma importante aferição da taxa de expansão do Universo (Constante de Hubble) e a escala do Cosmos.

Fonte

APOD: Virgo Cluster Galaxies – Crédito da Imagem ©: Rogelio Bernal Andreo

._._.

1 comentário

2 menções

    • Virgo Super Cluster em 31/03/2017 às 21:19
    • Responder

    Valeu!

  1. […] as galáxias se agrupam. Por exemplo, a nossa galáxia Via Láctea é um componente do Grupo Local de […]

  2. […] as galáxias se agrupam. Por exemplo, a nossa galáxia Via Láctea é um componente do Grupo Local de […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!