«

»

jul 08

Cassini faz um rasante pela lua Dione em companhia dos finos anéis de Saturno vistos de lado

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/DioneCompany_Cassini_1020.jpg

Dione, Saturno e seus anéis vistos de lado. Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Não, está não é a nossa Lua… O que vemos aqui, em primeiro plano, é Dione, uma lua de Saturno.

A espaçonave robótica Cassini capturou esta imagem durante um voo rasante por Dione, uma lua repleta de crateras, no mês passado (16 de junho de 2015). Na subsequente operação de ‘flyby’ Cassini chegou a 516 km de distância da superfície de Dione.

No entanto, o que faz desta imagem particularmente interessante é o seu plano de fundo, com quatro destaques notáveis:

  1. O grande astro escuro aparecendo atrás de Dione é Saturno propriamente dito, fracamente iluminado pela luz solar refletida nos seus anéis.
  2. A linhas finas brancas que se apresentam diagonalmente através da imagem são exatamente os anéis de Saturno, visto de perfil. A inúmeras pedras de gelo que compõem os espetaculares anéis orbitam em conjunto o grande planeta no mesmo plano. Assim, o disco anelar se parece surpreendentemente fino quando visto de lado.
  3. No primeiro plano ao centro, a lua Dione se revela em fase crescente, parcialmente iluminada pelo Sol que está fora da imagem, na direção da esquerda do quadro. O norte de Dione está acima e a 44 graus virado para a esquerda. Nesta imagem Cassini estava a 77.000 km de Dione que aparece aqui na escala de 5 km por pixel.
  4. Uma inspeção mais meticulosa do plano dos anéis nos revela a lua Enceladus no canto superior direito do retrato, em fase crescente, logo acima do disco dos anéis.

Fontes

NASA/JPL Photojournal: PIA17196: In the Company of Dione

APOD: In the Company of Dione – Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!