Comunicação com a New Horizons sofreu anomalia em 4 de julho – observações científicas estão suspensas até que a situação seja corrigida nos próximos dias

https://solarsystem.nasa.gov/multimedia/display.cfm?Category=Spacecraft&IM_ID=546

Ilustração da New Horizons visitando Plutão. Créditos: NASA/JPL

A equipe de engenharia responsável pela sonda New Horizons está no momento trabalhando para responder a anomalia ocorrida na espaçonave robótica que está a caminho de Plutão.

Foi detectada uma anomalia na tarde de 4 de julho de 2015 que levou a uma perda de comunicação da New Horizons com a Terra. Felizmente, a comunicação já foi restabelecida e a nave está saudável.

O centro de operações da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Laurel, Maryland, EUA perdeu o contato em 04 de julho com a nave espacial não tripulada às 01:54PM EDT e recuperou a comunicação às 03: 15PM EDT, através da dede comunicação Deep Space Network da NASA.

Durante essa interrupção, o piloto automático autônomo a bordo da espaçonave reconheceu um problema e agiu como previamente programado atuando para contornar esta anomalia, trocando o computador principal para o computador de backup.

http://danielmarin.naukas.com/2015/07/05/problemas-para-la-new-horizons/

Diagrama dos Sistemas da New Horizons mostra as redundâncias de vários recursos. Crédito: NASA/Missão New Horizons

O piloto automático colocou a nave espacial New Horizons em “modo de segurança” e ordenou que o computador de backup reinicie a comunicação com a Terra. A New Horizons, em seguida, começou a transmitir telemetria para ajudar os engenheiros a diagnosticar o problema.

O comitê “New Horizons Anomaly Review Board” (ARB) foi convocada às 04PM EDT para reunir informações sobre o problema e iniciar um plano de recuperação. A equipe está agora trabalhando para restabelecer o plano de atividades original. Como o ciclo completo de comunicação leva ao todo 9 horas para ir e voltar entre a Terra e a New Horizons (a nave está a 4,5 horas-luz de distância – cerca de 4,9 bilhões quilômetros) da Terra, a recuperação total deve levar de um a vários dias.

Assim, a New Horizons será temporariamente incapaz de recolher dados científicos durante este período em que os engenheiros estão trabalhando para solucionar o evento.

Vamos acompanhar uma vez que a New Horizons chegará no Sistema de Plutão-Caronte em cerca de 9 dias (14 de julho).

Para saber mais, leia os comentários de Emily Lakdawalla em Planetary Society: New Horizons enters safe mode 10 days before Pluto flyby

Fontes

NASA: New Horizons Team Responds to Spacecraft Anomaly

Eureka (Daniel Marín): Problemas para la New Horizons

._._.

2 comentários

2 menções

    • Gabriel Andrade em 15/08/2016 às 10:26
    • Responder

    Bom dia, amigos! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo incrível site! Acabei de conhecer e já sou fã de vocês… Por favor, gostaria de saber se há uma possibilidade de Mundo habitável em Alpha-Cantauri.
    Grato

      • ROCA em 19/08/2016 às 20:23
        Autor

      Isso ainda não foi descoberto até o momento, mas as pesquisas prosseguem…

      Leia:

      Próxima Centauri está em evidência em 2016 !

      http://eternosaprendizes.com/2016/01/19/proxima-centauri-esta-em-evidencia-em-2016/

      Pálido Ponto Vermelho – inicia campanha de investigação de Próxima Centauri na busca por exoplanetas

      http://eternosaprendizes.com/2016/01/18/palido-ponto-vermelho-inicia-campanha-de-investigacao-de-proxima-centauri-na-busca-por-exoplanetas/

      \o/

  1. […] Esta imagem capturada em 07 de julho de 2015 pela espaçonave robótica New Horizons foi obtida quando estava a 8 milhões de quilômetros de Plutão. A foto combina dados coloridos na mais detalhada visão do famoso mundo a ser explorado. Os cientistas da missão receberam os dados desta imagem em 08 de julho, pela manhã. Esta foi a primeira foto de Plutão obtida depois da anomalia ocorrida em 4 de julho que colocou a espaçonave em modo de segurança. […]

  2. […] Esta imagem capturada em 07 de julho de 2015 pela espaçonave robótica New Horizons foi obtida quando estava a 8 milhões de quilômetros de Plutão. A foto combina dados coloridos na mais detalhada visão do famoso mundo a ser explorado. Os cientistas da missão receberam os dados desta imagem em 08 de julho, pela manhã. Esta foi a primeira foto de Plutão obtida depois da anomalia ocorrida em 4 de julho que colocou a espaçonave em modo de segurança. […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!