«

»

jun 22

New Horizons e a exploração do Sistema Solar

https://solarsystem.nasa.gov/multimedia/display.cfm?Category=Spacecraft&IM_ID=546

Ilustração da New Horizons visitando Plutão. Créditos: NASA/JPL

Dentro de três semanas a espaçonave robótica New Horizons chegará ao sistema planetário de Plutão-Caronte.

Como o vídeo a seguir torna claro, entretanto, a humanidade tem estado em uma era sem precedentes de exploração robótica dos planetas do nosso Sistema Solar nos últimos 50 anos.

O vídeo acima trás impressões artísticas de grandes realizações de várias intrépidas sondas espaciais:

Finalizando, vemos uma hipotética encenação da futura passagem da New Horizons sobre Plutão a acontecer em julho de 2015.

Assumindo que tudo aconteça conforme o planejado, o planeta anão Plutão se tornará o mundo mais distante já explorado pelos humanos.

Obviamente, estas ilustrações de Plutão no vídeo são apenas palpites. A maneira pela qual Plutão, Caronte [descoberto há 37 anos, em 22 de junho] e as suas demais 4 luas serão efetivamente observados será provavelmente uma mistura de coisas familiares, tais como crateras e relevos, somadas a coisa não familiares, tais como…. ???

http://apod.nasa.gov/apod/ap060124.html

Lançamento da New Horizons em janeiro de 2006 da base em Cabo Canaveral, Flórida, EUA. Crédito: Ben Cooper

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/nh-apr16-may12-2015.jpg

Plutão fotografado pela New Horizons. Comparação entre 12 de maio X 16 de abril de 2015

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fa/Pluto_encounter.png/1024px-Pluto_encounter.png

Trajetória planejada do encontro da New Horizons com o sistema planetário de Plutão-Caronte em 14 de julho de 2015

Fonte

APOD: New Horizons – Crédito do Video ©: National Space Society

._._.

2 comentários

2 menções

  1. yuri m.

    Bom Dia,

    Primeiramente, parabenizo à equipe do Eterno Aprendizes ao trabalho que vem fazendo em disseminar noticias e conhecimentos referente ao nosso universo em uma linguagem que não exclui ninguém (novatos ou experientes). Parabéns!

    prosseguindo ao que me motivou a escrever a vocês, nao sei se a equipe tem um espaço destinado a tirar duvidas ou perguntas dos leitores, mas tenho uma duvida que gostaria, se puder, ser esclarecida por vocês.

    A minha duvida é referente a teoria geral da relatividade sobretudo a dilatação do tempo em possíveis viagens interestelares. Se, hipoteticamente, fosse vencidas todas as barreiras quanto ao tempo gasto no deslocamento entre estrelas, independente de suas distancias, a ponto de ser uma viagem instantânea a teoria proposta por Einstein ainda se aplicaria, ou seja, ao se deslocar da Terra a outro planeta orbitando uma estrela a milhares de anos-luz de distancia , considerando um deslocamento instantâneo, ao colocar o pé neste planeta a relatividade iria nos fazer perder meses, anos ou décadas terráqueas?

    agradeço desde já pela atenção,

    1. ROCA

      Yuri,

      Agradecemos seu feed-back.

      Sempre que possível, pode perguntar aqui mesmo nos comentários que responderemos.

      Sobre sua questão:

      Quando você viaja a uma fração da velocidade da Luz o seu relógio roda mais devagar que o tempo na Terra. É como se fosse uma viagem para o futuro.

      O problema das viagens a velocidades muito altas, além da quantidade enorme de energia que deveria ser gasta para acelerar a nave, se relaciona a radiação e poeira cósmica no espaço. Leia aqui sobre isso:

      Debate: Viagens interestelares em velocidades relativísticas X Poeira cósmica
      http://eternosaprendizes.com/2010/10/14/as-viagens-interestelares-em-velocidades-relativisticas-e-a-poeira-cosmica-em-debate/

  1. 19 de janeiro de 2006 – Lançamento da New Horizons

    […] Depois de passar quase uma década cruzando o Sistema Solar, finalmente, a New Horizons vai se aproximar de Plutão na próxima terça-feira, 14 de julho de 2015. […]

  2. 19 de janeiro de 2006 – Lançamento da New Horizons » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] Depois de passar quase uma década cruzando o Sistema Solar, finalmente, a New Horizons vai se aproximar de Plutão na próxima terça-feira, 14 de julho de 2015. […]

Deixe uma resposta