M45: o aglomerado estelar da Plêiades sob a lente de Marco Lorenzi

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/m45_lorenzi_3832.jpg

M45: o aglomerado estelar da Plêiades por Marco Lorenzi

Você já notou o aglomerado estelar das Plêiades?

Mesmo que já tivesse observado, você provavelmente jamais o viu tão poeirento quanto aqui nesta imagem.

Plêiades é talvez o mais famoso aglomerado estelar nos céus, com suas estrelas brilhantes que podem ser vistas por binóculos mesmo a partir das cidades com pouca poluição luminosa.

Através de uma longa exposição a partir de um local escuro isolado, a nuvem de poeira que envolve o aglomerado aberto de Plêiades se torna evidente.

Esta exposição de Marco Lorenzi levou mais 12 horas para ser capturada e cobre uma área do céu várias vezes o tamanho da lua cheia.

Também conhecida como as ‘Sete Irmãs’ e catalogado como M45as Plêiades residem a cerca de 400 anos luz na direção da constelação do Touro (Taurus).

Uma lenda comum com um toque moderno é que uma das estrelas mais brilhantes desapareceu desde o aglomerado aberto foi nomeado, deixando apenas seis estrelas visíveis a olho nu. O número verdadeiro das estrelas das Plêiades visíveis pode ser mais ou menos do que sete, dependendo da escuridão dos céus vizinhos e da clareza da visão do observador (a ausência da ‘poluição luminosa’).

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/star%20cluster/2004/20/image/b/format/large_web/

Foto das Plêiades com anotações, fornecida pelo telescópio orbital Hubble

Veja também: As Plêiades sob a lente de Rogelio Bernal Andreo

Fonte

APOD: M45: The Pleiades Star Cluster – Crédito da Imagem ©: Marco Lorenzi (Glittering Lights)

._._.

 

 

3 menções

  1. […] Pequenas e azuladas nebulosas de reflexão envolvem as tênues e espalhadas estrelas da constelação do Touro, eventualmente negligenciadas em favor do espetáculo luminoso fornecido pelas Plêiades. […]

  2. […] Hubble, vozes de astronautas na reprise de Eternity. A viagem termina na constelação de M45, as Plêiades, as sete irmãs. É uma pena que acabe sumindo, mas nesse caso dá uma ideia de […]

  3. […] Hubble, vozes de astronautas na reprise de Eternity. A viagem termina na constelação de M45, as Plêiades, as sete irmãs. É uma pena que acabe sumindo, mas nesse caso dá uma ideia de […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!