«

»

jun 10

A galáxia NGC 7714 depois da colisão cataclísmica

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/ngc7714_hubble_3269.jpg

NGC 7714 depois da colisão… Créditos da Imagem: NASA, ESA e A. Gal-Yam (Weizmann Inst.)

Estará essa galáxia pulando através de um anel gigantesco de estrelas? Provavelmente não. Embora a precisa dinâmica por trás desta imagem peculiar seja incerta, o que está claro é que a galáxia em questão, a NGC 7714, foi esticada e retorcida por uma recente colisão com uma galáxia próxima.

Os astrônomos julgam que a galáxia vizinha menor, a NGC 7715, situada à esquerda da imagem (mas fora deste quadro), deve ter simplesmente passado através da NGC 7714.

Observações indicam que o anel dourado em destaque é composto de milhões de sóis mais velhos que o nosso que se movem concomitantemente com as estrelas azuis do interior.

Em contraste, o centro brilhante da NGC 7714 parece hospedar um surto de formação estelar.

Na imagem abaixo vemos as duas galáxias em destaque, com a NGC 7715 à esquerda da NGC 7714, formando o par chamado de Arp 284.

http://www.spacetelescope.org/images/heic1503b/

O par de galáxias em interação Arp 284 pela DSS

A NGC 7714 reside a 100 milhões de anos luz na direção da constelação de Peixes (Pisces).

As interações entre o par de galáxias provavelmente se iniciaram há 150 milhões ano no passado e deve persistir por mais centenas de milhões de anos mais, resultando, ao final, em uma singular galáxia central.

Os astrônomos caracterizam a NGC 7714 como uma típica galáxia em surto de formação de estrelas de Wolf-Rayet. Isto é devido ao fato de um grande número de estrelas novas são da categoria Wolf-Rayet, extremamente quentes e brilhantes com dúzias de vezes a massa do nosso Sol e que ejetam suas camadas externas em poderosos ventos estelares.

Fontes

Hubble: heic1503 — The tell-tale signs of a galactic merger

APOD: Galaxy NGC 7714 After Collision – Créditos da Imagem: NASAESA e A. Gal-Yam (Weizmann Inst.)

._._.

0301652v1-Models-of-the-Morphology-Kinematics-and-Star-Formation-History-of-the-Prototypical-Collisional-Starburst-System-NGC-7714-NGC-7715-equal-Arp-284

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!