«

»

jun 08

Missão DAWN libera novo vídeo com imagens recentes de Ceres

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=pia19568

As famosas manchas brilhantes em Ceres, em imagem capturada a 4.400 km de distância com uma resolução de 410 m/pixel em 06 de junho de 2015. Crédito: NASA/JPL

Esta nova animação do planeta anão Ceres, com base em imagens obtidas pela sonda DAWN da NASA, oferece visões espetaculares deste misterioso mundo repleto de crateras.

As imagens foram capturadas durante a primeira órbita mapeamento de DAWN sobre Ceres, a uma altitude de 13.600 km, como também a durante a navegação mais recente a 5.100 km. As imagens fornecem informação para compor modelo tridimensional da superfície do planeta anão.

Dados a partir das 80 imagens foram combinadas no vídeo. A análise das imagens sobrepostas forneceu detalhe tridimensional. A dimensão vertical foi exagerada por um fator de dois e um fundo de estrelas foi adicionado ao fundo para dar um efeito especial.

O membro da equipe da missão DAWN, Ralf Jaumann, Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Berlim, explicou:

Nós usamos um modelo tridimensional da superfície que tínhamos produzido com base nas imagens adquiridas até agora. As fotos vão se tornar cada vez mais detalhadas à medida que missão avança. Cada órbita adicional vai trazer-nos para mais perto da superfície.

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/images/largesize/PIA19569_hires.jpg

Uma gigantesca cratera no hemisfério sul do planeta anão Ceres está em destaque nessa imagem capturada pela DAWN em 06 de junho de 2015. A foto mostra o relevo acidentado associado a uma pletora de crateras de impacto. Essa imagem se refere ao segundo mapeamento orbital de Ceres. A distância é 4.400 km e a resolução é 410 metros por pixel. Crédito: NASA/JPL

DAWN entrou na sua segunda órbita mapeamento em 03 de junho 2015. DAWN vai passar o resto do mês de junho observando o planeta anão a 4.400 quilômetros acima da sua superfície. A nave espacial robótica irá realizar observações intensivas de Ceres, completando órbitas de cerca de três dias cada.

Missão DAWN em Ceres

Fonte

NASA: Fly Over Ceres in New Video

._._.

Deixe uma resposta