«

»

jun 03

Cassini dá novo rasante em Hyperion e revela detalhes da esponjosa lua de Saturno

Qual a verdadeira razão pela qual Hyperion lembra uma esponja?

http://www.ciclops.org/view/8085/Hyperion-Rev-216-Raw-Preview-1?js=1Para entender esse estranho relevo em Hyperion (Hipérion), as agências espaciais  NASA e ESA enviaram a espaçonave robótica Cassini para capturar mais um close-up em um voo rasante sobre a peculiar lua de Saturno Hyperion, há alguns dias.

Uma das imagens transmitidas de volta à Terra foi postada acima, ainda na forma original, sem o costumeiro processamento computacional.

Como esperado, estão visíveis uma pletora de crateras com formas anômalas com materiais escuros incomuns no fundo de cada uma delas.

Embora o diâmetro de Hyperion seja da ordem de 250 quilômetros, seu fraco puxão gravitacional na sonda robótica Cassini indica que há muito espaço vazio nesta lua e que a gravidade superficial por lá é muito baixa.

Além disso, os cientistas estimam que as esquisitas formas da maioria das crateras de Hyperion são resultantes dos impactos que primariamente comprimiu e depois ejetou material da superfície lunar, ao invés de gerar as típicas crateras arredondadas, que estamos acostumados a ver em outras luas e no planeta Mercúrio (em geral, os choques geram ondas circulares de energia que de forma explosivas redistribuem o material superficial).

O próximo alvo da Cassini é se dirigir para um novo rasante próximo a lua Dione em cerca de duas semanas.

Fonte

APOD: Flyby Image of Saturn’s Sponge Moon Hyperion – Créditos da Imagem: NASA, JPL-Caltech, SSI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!