Estrelas em chuva sobre o complexo ALMA no planalto de Chajnantor

http://www.eso.org/public/images/potw1514a/

Esta fotografia, cortesia do NAOJ (Observatório Astronômico Nacional do Japão), mostra uma das 66 antenas que compõem o complexo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), situado no planalto de Chajnantor nos Andes chilenos. Por cima das antenas parecem chover estrelas sobre o local.

Este efeito é o resultado de uma exposição longa que capturou os riscos das estrelas ao longo do céu à medida que a Terra roda.

O planalto onde se situa o ALMA foi escolhido parcialmente devido à sua aridez. As ondas rádio penetram facilmente na atmosfera terrestre, mas a umidade do ar absorve esta radiação e degrada a qualidade das observações. Por isso, ainda bem que esta não é chuva verdadeira!

O ALMA é uma parceria internacional entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático em cooperação com a República do Chile.

Fonte

ESO: Stars Rain over ALMA

Créditos da Imagem: K. Ashitagawa (NAOJ), ESO

._._.

1 menção

  1. […] o observatório ALMA, uma rede de 66 antenas de rádio localizadas no alto do deserto de Atacama, no platô de Chajnantor, norte do Chile. As antenas do complexo do ALMA trabalham em grupo, estando ligadas em uma […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!