«

»

mar 22

Uma combinação estrelada

http://www.eso.org/public/images/potw1511a/

Um combinação Estrelada – Créditos: ESO / J. Colosimo

 

Esta bela imagem obtida no Observatório do Paranal do ESO mostra os quatro Telescópios Auxiliares do Very Large Telescope (VLT), sob um incrivelmente estrelado plano de fundo, no Monte Paranal no Chile.

Os Telescópios Auxiliares têm 1,8 metros de diâmetro cada um e trabalham em conjunto com os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros de diâmetro, constituindo assim o mais avançado observatório ótico do planeta.

Os telescópios trabalham em uníssono formando o Interferômetro do VLT (VLTI), um interferômetro gigante que permite aos astrônomos ver detalhes 25 vezes mais precisos do que o que seria possível com os Telescópio Principais individuais.

Por cima do local vemos as proeminentes Pequena e Grande Nuvens de Magalhães, visíveis apenas no céu austral. Estas duas galáxias irregulares anãs fazem parte do Grupo Local e são por isso galáxias companheiras da nossa própria galáxia, a Via Láctea.

Esta fotografia foi tirada pelo nosso amigo no Flickr John Colosimo, que a submeteu no grupo Flickr Your ESO Pictures.

http://colosimophotography.com/astrophotography/#jp-carousel-264

Neste belíssimo panorama, Colosimo capturou a Via Láctea com o nascer da Lua à direita da imagem.

Fontes

ESO: A Starry Combination

Crédito da Imagem: ESO / J. Colosimo ©

Site do Colosimo: http://colosimophotography.com/astrophotography/

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!