Titã: voando sobre um mundo extraterrestre repleto de lagos

http://apod.nasa.gov/apod/ap131220.html

Titã – o mundo dos lagos Créditos: Cassini Radar Mapper, JPL, USGS, ESA, NASA

A lua Titã é única no Sistema Solar. Trata-se do único mundo do Sistema Solar além da Terra com líquidos e estáveis lagos e mares sobre sua superfície. Centrada no polo norte de Titã, este mapa colorizado mostra os corpos de metano e etano em azul e preto, em estado líquido nas temperaturas criogênicas da ordem de -180º Celsius. O mapa foi construído a partir de dados do radar da sonda Cassini em flybys realizados entre 2004 e 2013. No formato de coração o lago acima e à direita do polo norte é Ligeia Mare, o segundo maior mar de Titã, maior até que o Lago Superior na Terra, o maior dos cinco Grandes Lagos, situado entre Canadá e EUA. Abaixo do polo norte temos o Punga Mare. O mar que se espalha abaixo, à direita de Punga é o Kraken Mare, o maior mar conhecido em Titã. Acima e abaixo do polo vemos a superfície dessa lua pontuada com lagos menores com diâmetros inferiores a 50 km.

Como seria voar sobre Titã?

Imagens por radar da espaçonave robótica Cassini em órbita em volta de Saturno foram compiladas digitalmente para simular como seria um voo sobre a maior lua de Saturno.

Cassini já investigou esta lua nebulosa de Saturno inúmeras vezes desde que chegou ao planeta dos anéis em 2004.

O voo virtual caracterizado acima mostra numerosos lagos azul escuro e montanhas em tons de amarelo tan. As regiões da superfície sem a informação detalhada vertical aparecem mais planas, enquanto que as regiões mapeadas em detalhes tiveram suas alturas digitalmente refletidas.

Vamos aqui entre as bacias o famoso Mar Kraken (que esperamos que esteja dormindo), que tem 1.000 quilômetros de diâmetro.

Os lagos de Titã são completamente diferentes dos lagos terrestres uma vez que são compostos de hidrocarbonetos que se assemelham ao gás natural no estado líquido.

No entanto, como os lagos de Titã se formaram e o porquê eles sobreviveram ao longo das eras ainda continua a ser um tópico de árduas pesquisas.

Fonte

APOD: Soaring over Titan – Créditos: Cassini Radar MapperJPLUSGSESANASA

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!