«

»

nov 11

A galáxia com anel polar NGC 660 sob a lente de Travis Rector

http://apod.nasa.gov/apod/image/1411/ngc660_gemini_legacy.jpg

A galáxia com anel polar NGC 660 por Travis Rector – Créditos: Gemini Observatory, AURA, Travis Rector (Univ. Alaska Anchorage)

A galáxia NGC 660 foi retratada aqui por Travis Rector neste panorama cósmico em uma composição acurada de imagens capturadas através dos filtros de banda larga e banda estreita do telescópio havaiano Gemini Norte em Mauna Kea.

NGC 660 reside a 20 milhões de anos luz de nos, ‘nadando’ nas fronteiras da constelação de Peixes.

A aparência peculiar da NGC 660 é devido ao fato ser uma galáxia de anel polar. As galáxias de anel polar são um tipo raro de galáxias que tem uma população substancial de estrelas, gases e poeira orbitando em anéis praticamente perpendiculares ao plano do disco galáctico.

Esta configuração de aparência bizarra se origina quando duas galáxias gravitacionalmente interagem entre si.

Uma possibilidade é que um material tenha sido extraído pela força das marés quando uma galáxia cruza outra, produzindo o anel polar visto na galáxia de anel polar.

A outra possibilidade é que uma galáxia menor ortogonalmente colide com o plano de rotação da galáxia maior e a galáxia menor efetivamente passa a constituir a estrutura de da galáxia maior, formando a estrutura em anel polar.

A interação gravitacional violenta intergaláctica responde pelas regiões com milhares de estrelas em tons de rosa espalhadas pelo anel da NGC 660.

O anel polar pode também ser usado para explorarmos o invisível halo de matéria escura calculando-se a influência gravitacional da matéria escura na rotação do anel e do disco galáctico. O anel polar se estende por 50.000 anos-luz e é mais largo que o disco principal da NGC 600.

Fonte

APOD: Polar Ring Galaxy NGC 660 – Créditos: Gemini Observatory, AURATravis Rector (Univ. Alaska Anchorage) [2014]

._._.

0301391 – Formation of polar ring galaxies

1 comentário

  1. Gabriela Nunes

    Incrível! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!