Previsão meteorológica cósmica: nuvens escuras darão lugar a sóis

http://www.eso.org/public/images/eso1427a/

O instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, capturou esta imagem da nuvem escura Lupus 4 encobrindo as estrelas de fundo. A Lupus 4 é uma densa região de gás e poeira onde se pensa que novas estrelas irão germinar. A nuvem situa-se a cerca de 400 anos-luz de distância, entre as constelações do Lobo (Lupus) e do Esquadro (Norma). Crédito: ESO

Nesta nova imagem do ESO podemos ver Lupus 4, uma região escura de gás e poeira, em forma de aranha, que esconde as estrelas de fundo tal como o faria uma nuvem escura na atmosfera terrestre numa noite sem luar. Embora sejam atualmente escuras, são nestas densas bolsas de material no interior de nuvens como Lupus 4 que se formam novas estrelas, as quais irão brilhar intensamente ao longo da sua vida. Esta imagem foi obtida pelo instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros no Observatório de La Silla do ESO, no Chile.

Lupus 4 situa-se a cerca de 400 anos-luz de distância, entre as constelações do Lobo (Lupus) e do Esquadro (Norma). A nuvem é uma entre as várias nuvens escuras afiliadas existentes em um aglomerado estelar pouco coeso chamado associação OB do Escorpião-Centauro. Uma associação OB trata-se de um grupo de estrelas bastante disperso e relativamente jovem [1], que tiveram muito provavelmente uma origem comum em uma enorme nuvem de material cósmico.

http://www.eso.org/public/images/eso1427b/

As nuvens escuras de Lupus podem ser vistas nas constelações do Lobo, do Escorpião e do Esquadro. Este mapa, que mostra todas as estrelas que podem ser vistas a olho nu numa noite escura e límpida, indica a localização de uma destas nuvens, a nuvem escura em forma de aranha, Lupus 4. Créditos: ESO, IAU and Sky & Telescope

O fato desta associação e das suas nuvens Lupus serem o grupo deste gênero mais próximo do Sol, faz com que este objeto seja um alvo principal para estudar como é que as estrelas crescem em conjunto antes de se separarem mais tarde. Pensa-se que o Sol, assim como a maior parte das estrelas da nossa Galáxia, começou a sua vida num ambiente semelhante a este.

Foi o astrônomo americano Edward Emerson Barnard quem primeiro descreveu as nuvens escuras de Lupus na literatura astronômica, por volta de 1927. Lupus 3, vizinha de Lupus 4, é a nuvem escura mais estudada graças à presença de, pelo menos, 40 estrelas que se formaram nos últimos três milhões de anos e que estão prestes a dar início às suas fornalhas de fusão (eso1303). A principal fonte de energia destas estrelas adolescentes, conhecidas por T Tauri, é o calor gerado pela sua contração gravitacional, o que contrasta com a fusão do hidrogênio e doutros elementos que alimenta estrelas mais maduras, tais como o Sol.

Observações da escuridão fria da Lupus 4 revelaram apenas algumas estrelas T Tauri. No entanto, encontrou-se um núcleo denso de matéria sem estrelas, o que é promissor em termos de formação estelar futura na nuvem. Daqui a alguns milhões de anos, este núcleo deverá transformar-se em estrelas T Tauri. Em termos de comparação, a Lupus 3 parece ser mais velha que a Lupus 4, uma vez que o seu material teve mais tempo para se transformar em estrelas.

Quantas estrelas começarão eventualmente a brilhar no interior da Lupus 4? Esta é uma questão muito difícil de responder, já que as estimativas de massa para esta nuvem variam. Dois estudos apontam para um número da ordem das 250 massas solares, no entanto, outro estudo, que usa um método diferente, chega a um resultado de cerca de 1.600 massas solares. Em qualquer dos casos, a nuvem contém imenso material que dará origem a muitas estrelas brilhantes. Lembrando um pouco como as nuvens terrestres dão lugar ao Sol, esta nuvem escura cósmica também irá eventualmente dissipar-se e dar lugar à resplandecente luz das estrelas.

Nota

[1] O “OB” refere-se a estrelas quentes, brilhantes e que vivem pouco tempo, da classe espectral O e B, que ainda se encontram brilhando intensamente no interior do aglomerado muito disperso, à medida que este se desloca pela Via Láctea.

Fonte

ESO: Cosmic Forecast: Dark Clouds Will Give Way to Sunshine

._._.

1 menção

  1. […] de poeira negra bloqueiam a luz das estrelas e assim aparecem enegrecidas, como ‘sacos de carvão’ ou ‘cobras das […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!