«

»

jun 19

Nivelando o terreno para o E-ELT: Cerimônia marca o próximo grande passo em frente para o maior telescópio ótico/infravermelho do mundo

http://www.eso.org/public/images/eso1419a/

Evento da explosão de nivelamento para o E-ELT

Ocorreu hoje, 19 de junho de 2014, a cerimônia de nivelamento de montanha para assinalar um importante marco no projeto do ESO do European Extremely Large Telescope (E-ELT). Tratou-se da detonação de parte do pico de 3.000 metros do Cerro Armazones, operação realizada no âmbito do processo de nivelamento do cume da montanha em preparação para a construção do maior telescópio óptico/infravermelho do mundo.

Loading player…

Na cerimônia de nivelamento da montanha realizada no Observatório do Paranal, a 20 km de distância da detonação, estavam presentes o alto escalão tanto do Chile como dos Estados Membros do ESO, assim como representantes das comunidades locais, oficiais do projeto e pessoal do ESO. O evento foi também transmitido online diretamente via Livestream e uma gravação pode ser vista neste link.

A ordem para se proceder à detonação foi dada pelo Sub-Secretário do Ministério de Bens Nacionais chileno, Jorge Maldonado.

http://www.eso.org/public/images/eso1419d/

Outra visão da explosão de nivelamento para o E-ELT

Durante a cerimônia, a companhia chilena ICAFAL Ingeniería y Construcción S.A. fez explodir parte do topo do Cerro Armazones, liberando 5.000 metros cúbicos de rocha. Esta é apenas uma parte do elaborado processo de nivelamento que ajudará a moldar a montanha, de modo a acomodar o telescópio de 39 metros e a sua enorme cúpula. No total terão que ser deslocados cerca de 220.000 metros cúbitos de rocha, abrindo-se assim espaço para a plataforma de 150 por 300 metros do E-ELT.

Os trabalhos de construção civil no Cerro Armazones começaram em março de 2014 e espera-se que durem cerca de 

error: Esse blog é protegido!