«

»

jun 05

Hubble revela imagem de campo profundo atualizada com dados em ultravioleta

http://apod.nasa.gov/apod/image/1406/hud2014_1280.jpg

Diversas galáxias preenchem a nova imagem campo profundo do Hubble de 2014.

As galáxias menores da imagem são 10 bilhões de vezes mais tênues que as estrelas que vemos no céu a olho nu. Estas galáxias distantes representam como era o Universo primordial com a idade de apenas 100 milhões de anos após o Big Bang, ou seja, a quase 13,7 bilhões de anos atrás.

 A imagem de 2014 foi feita com a adição significativa dos dados da radiação ultravioleta, em uma atualização da famosa visão mais distante do Universo na direção da constelação meridional da Fornalha (Fornax).

A nova imagem agora cobre todo o espectro de comprimentos de ondas disponível nas diversas câmeras fotográficas do Hubble, desde o ultravioleta, passando pela luz visível até os comprimentos de onda maiores próximos da faixa do infravermelho.

Os dados da radiação ultravioleta adicionados são cruciais na capacidade de estudar a formação estelar das galáxias do campo profundo de Hubble entre 5 a 10 bilhões de anos-luz de nós.

Fonte

APOD: Hubble Ultra Deep Field 2014 – Créditos: NASAESA, H.Teplitz and M.Rafelski (IPAC/Caltech), A. Koekemoer (STScI), R. Windhorst(ASU), Z. Levay (STScI)

._._.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!