A fantástica imagem da nebulosa do Cone pelo Hubble

http://apod.nasa.gov/apod/image/1405/cone_hubbleschmidt_4048.jpg

A Nebulosa do Cone fotografada pelo Hubble. Créditos: Hubble Legacy Archive, NASA, ESA / Processamento executado por Judy Schmidt

Estrelas nascem no gigantesco pilar de poeira cósmica denominado Nebulosa do Cone, que reside a 2500 anos-luz na constelação do Unicórnio (Monoceros).

Cones, pilares, e majestosos formatos de fluxos preenchem os berçários estelares onde a nuvens de gás e poeira são agitadas pelos ventos energéticos provenientes das estrelas recém nascidas.

Nebulosa do Cone, um conhecido cenário deste fenômeno, reside na região brilhante de formação estelar NGC 2264, em nossa galáxia. O Cone foi capturado em detalhes inéditos nesta composição em close-up construída a partir de várias observações do Observatório Espacial Hubble.

http://hubblesite.org/gallery/album/nebula/pr2002011b/web_print/

Imagem original da Nebulosa do Cone do Hubble.

Embora a Cone Nebula, tenha um diâmetro de cerca de 7 anos luz, a região mostrada aqui em volta do cone tem meramente 2,5 anos luz.

Tal distância de 2,5 anos-luz representa meramente pouco mais que a metade da distância a nossa vizinha mais próxima, o sistema de Alpha Centauri.

http://apod.nasa.gov/apod/image/9706/ngc2264_nic_big.jpg

A imagem à direita mostra o sistema estelar NGC 2264 IRS em detalhe. À esquerda vemos a posição deste sistema em relação a Nebulosa do Cone. Crédito: NASA/Hubble

A estrela massiva classe B NGC 2264 IRS 1, vista pela câmera infravermelha do Hubble, é a fonte dos ventos solares que que esculpem a Nebulosa do Cone. Veja acima onde esta estrela se situa. Repare que a NGC 2264 IRS 1 é cercada por outras estrelas bebês bem tênues.

O véu avermelhado da Cone Nebula é produzido pela brilhante nuvem de gás hidrogênio.

Na imagem abaixo temos uma panorâmica das vizinhanças do Cone, em belíssimo trabalho apresentado pelo Robert Gendler:

Cone Nebula  Imagem: Subaru Telescope (NAOJ) & DSS; Montagem e Processamento: Robert Gendler

Cone Nebula e suas vizinhanças cósmicas – Imagem: Subaru Telescope (NAOJ) & DSS; Montagem e Processamento: Robert Gendler

Formatos e texturas estranhas dominam as vizinhanças da Cone Nebula. Estes formatos incomuns se originam do fina poeira cósmica que reage de forma complexa com a radiação energética e o gás aquecido expelido pelas estrelas jovens próximas. A estrela mais brilhante à direita na foto acima é S Mon, enquanto que a região logo abaixo foi apelidada de Nebulosa ‘Pele de Raposa’ (Fox Fur Nebula) por causa de sua cor e estrutura peculiar.

brilho azul que envolve as redondezas da estrela S Mon (estrela S de Monoceros) é um resultado de reflexões, onde a poeira cósmica reflete a luz desta brilhante estrela. Por outro lado, o brilho avermelhado que engloba a região foi gerado não apenas pela reflexão do pó mas também pela emissão do gás de hidrogênio ionizado pela radiação estelar. S Mon faz parte do jovem aglomerado aberto de estrelas NGC 2264.

Fontes

APOD:

._._.

1 menção

  1. […] como a Nebulosa da Águia (Messier 16, que contém os famosos Pilares da Criação) e a Nebulosa do Cone (parte de NGC […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!