«

»

maio 24

O belíssimo halo da nebulosa de emissão NGC 6164

http://apod.nasa.gov/apod/ap140522.html

NGC 6164 por Martin Pugh & Rick Stevenson

A belíssima nebulosa de emissão NGC 6164 foi criada por uma rara estrela muito quente e luminosa, uma super-gigante azul, classe O7, chamada de HD 148937, cerca de 40 vezes mais massiva que o nosso Sol.

Vista aqui no centro de uma nuvem cósmica, esta estrela jovem tem ‘apenas’ 3 a 4 milhões de anos de idade. Dada sua enorme massa a poderosa estrela já está no meio de sua vida na sequência principal. Dentro de cerca de 3 a 4 milhões de anos a estrela explodirá gerando uma formidável supernova.

Espalhando-se por 4 anos luz, a nebulosa por si só apresenta uma simetria bipolar. Isto nos faz lembrar o formato mais comum e familiar encontrado nas nebulosas planetárias, nuvens gasosas que circundam estrelas moribundas de massa similar à do nosso Sol.

Também como as nebulosas planetárias, a NGC 6164 apresenta um extenso e tênue halo, revelado nesta imagem telescópica da região cósmica.

Expandindo-se através do meio interestelar vizinho, o material do halo provavelmente foi gerado por uma violenta atividade prévia da estrela tipo O central.

Esta rica paisagem cósmica é uma composição a partir de imagens com uso de filtros de banda estreita. O gás hidrogênio está destacado aqui em tons de vermelho e o oxigênio em azul. O campo de estrelas vizinho aparece na sua cor natural.

http://apod.nasa.gov/apod/ap060606.html

A nebulosa de emisão bipolar NGC 6164 – Créditos: Observatório Gemini, AURA, NSF

Como é que esta estrela formou esta bela nebulosa? A estrela HD 148937 é tão quente que sua radiação ultravioleta aquece o gás vizinho expulso anteriormente pela própria estrela. Provavelmente o gás foi expulso pela rotação rápida da estrela, como um sprinkler cósmico. O material ionizado foi canalizado pelo poderoso campo magnético estelar, o qual forjou o formato simétrico da nebulosa bipolar. Vários nós cometários gasosos são também visíveis na parte esquerda, abaixo, na imagem acima.

A NGC 6164 reside a 4.200 anos luz de distância da Terra na constelação meridional de Norma.

Fontes

APOD:

Jumk.de: HD 148937

Observatório Gemini: New Gemini Images Contrast the Late Evolution of Two Very Different Stars

._._.

1 menção

  1. NGC 6188 e NGC 6164 por Martin Pugh & Rick Stevenson » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] pintura cósmica, visível na direção abaixo, à direita, surge a rara nebulosa de emissão NGC 6164, também criada por uma região de supermassivas estrelas tipo O. Embora seja similar na aparência […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!