«

»

abr 08

Chiaroscuro em Marte pela HiRise

http://apod.nasa.gov/apod/image/1403/marsHirise_ESP_035143_1325.jpg

O contraste claro X escuro capturado pela HiRise nas dunas de Marte

As sombras profundas criam contrastes dramáticos entre a luz e a escuridão (chiaroscuroneste close-up de alta resolução da superfície marciana.

Gravado em 24 de janeiro de 2014 pela câmera HiRISE a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter, a cena se estende por cerca de 1,5 km através de um campo de dunas de areia em uma cratera nas terras altas do sul.

A imagem foi capturada quando o Sol estava a apenas 5 graus acima do horizonte local, apenas as cristas das dunas se destacam em plena luz solar.

Com o longo e frio inverno se aproximando no hemisfério sul do planeta vermelho, cumes brilhantes de geada sazonal alinham as dunas marcianas.

As paisagens de Marte formam pinturas abstratas. Crédito: HiRise

Na foto acima vemos dunas de areia geradas pelo vento em Marte, ondulando de um modo semelhante ao da Terra. A luz do sol está vindo da direção superior esquerda. Onde a luz atinge a superfície que você pode ver o tom avermelhado familiar, isto mesmo, ferrugem: poeira muito fina de grãos carregados de óxido de ferro!

Mas, nas sombras, onde o Sol não chega, as áreas são frias o suficiente para que o dióxido de carbono no ar marciano congele, formando uma fina camada de gelo seco na superfície. Você pode na foto a geada não apenas cobrindo as dunas em geral, mas escondendo-se nas depressões das ondulações também.

Fontes

APOD: Martian Chiaroscuro – Créditos: HiRISEMROLPL (U. Arizona)NASA

Discover: Frosty blue dunes on Mars por Phil Plait

._._.

Deixe uma resposta

error: Esse blog é protegido!