Mercúrio 100% mapeado pela Messenger!

Mapa com 100% da superfície de Mercúrio fornecido pela sonda Messenger. Crédito: NASA

Mapa com 100% da superfície de Mercúrio fornecido pela sonda Messenger. Crédito: NASA

Pela primeira vez a superfície integral do planeta Mercúrio foi mapeada. Observações detalhadas e surpreendentes da crosta do planeta mais interno tem sido capturadas desde que a espaçonave robótica MESSENGER sobrevoou Mercúrio em 2008. Após mais de uma dúzia de voltas pelo Sistema Solar interior, a sonda MESSENGER entrou na órbita de Mercúrio no dia 17 de Março de 2011.

Anteriormente, a maior parte da superfície de Mercúrio era praticamente desconhecida uma vez que o que planeta se encontra muito distante para que os telescópios da Terra o observem com clareza de detalhes. Além disso, os sobrevôos executados pela sonda Mariner 10 nos anos 70 observaram apenas metade de sua superfície.

 

 

vídeo acima mostrado é uma compilação de milhares de imagens de Mercúrio renderizadas em cores falsas de forma propositalmente exagerada para melhor estabelecer um contraste entre as diversas características de sua superfície acinzentada. Vemos aqui neste mundo em rotação os raios emanando de uma cratera gigante que se estende por grande parte da superfície. Mais a frente no meio do vídeo observamos a Bacia Caloris, uma antiga região de impacto ao norte que se encheu de lava.

A Bacia Caloris em Mercúrio em destaque. Crédito: NASA/Messenger

A gigantesca Bacia Caloris de Mercúrio em destaque. Crédito: NASA/Messenger

A equipe da missão MESSENGER celebra agora o término bem sucedido de sua missão primária e da sua primeira missão estendida.

Fontes

APOD: All of Mercury – Crédito: NASA/JHU Applied Physics Lab/Carnegie Inst. Washington

NASA Photojournal: PIA17230: 100% Coverage

._._.

2 comentários

2 menções

  1. ROCA:
    “Anteriormente, a maior parte da superfície de Mercúrio era praticamente desconhecida uma vez que o que planeta se encontra muito distante para que os telescópios da Terra o observem com clareza de detalhes.”

    É sério isso?
    http://www.youtube.com/watch?v=97Ob0xR0Ut8
    Neste vídeo me parece mais que o motivo de não terem mapeado ele antes é por ele ser “feinho” e parecer a visão do inferno rsrsrs.

    Tenho medo de mercúrio, sério!

      • ROCA em 18/06/2013 às 20:31
        Autor

      O vídeo é sério. Já vi um similar a este no Discovery Channel.

      Você devia ter medo de Vênus, este sim é o verdadeiro inferno do Sistema Solar, a temperatura de Vênus é maior que a de Mercúrio por causa do efeito estufa descontrolado.

      Mercúrio lembra muito a nossa Lua, isto sim, cheia de crateras, as maiores aconteceram no “Bombardeamento Tardio“.

      Veja como se parece com a nossa Lua (face oculta): http://eternosaprendizes.com/2009/09/02/a-lua-ja-deu-uma-%E2%80%98meia-volta%E2%80%99-no-passado-a-sua-face-oculta-ja-esteve-visivel-a-partir-da-terra/

  1. […] asteroides impactaram a Terra e os demais objetos do Sistema Solar interior (olhe para a Lua e Mercúrio e veja as marcas representadas por suas gigantescas crateras). Este impacto específico pode ter […]

  2. […] asteroides impactaram a Terra e os demais objetos do Sistema Solar interior (olhe para a Lua e Mercúrio e veja as marcas representadas por suas gigantescas crateras). Este impacto específico pode ter […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!