Miguel Claro revela deslumbrante paisagem noturna no Cabo Espichel

Falésias do Cabo Espichel em noite de Lua cheia em composição criada a partir de 339 fotogramas. Crédito©: Miguel Claro (astrosurf.com)

Através da luz da Lua, transformando a noite em dia…

Esta estonteante visão do Oceano Atlântico contra os rochedos do Cabo Espichel só pode ser capturada durante a noite. Trata-se de um cenário propiciado pela forte luz da Lua quase cheia que iluminou esta dramática e bela cena.

Durante duas horas, Miguel Claro, registrou o caminho da estrela mais brilhante (Sirius), que aparece no meio da imagem. Sírio (Sirius, α CMa, α Canis Majoris ou Alpha Canis Majoris) é a estrela mais brilhante no céu noturno, com uma magnitude aparente de −1,46, localizada na constelação de Canis Major (Cão Maior).

Panorâmica da região composta de 5 imagens agregadas. Crédito©: Miguel Claro

A luz do luar realizou o truque de mágica tornando a noite em dia, com o céu permanecendo azul escuro. As nuvens brancas na linha do horizonte deram o toque final, nesta cena natural que nos faz refletir.

O Cabo Espichel está localizado à oeste de SesimbraPortugal. Os turistas se dirigem para lá a fim de apreciar as inebriantes visões dos seus penhascos contra o Oceano Atlântico.

O local é famoso por causa do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, construído extremamente próximo da borda dos penhascos. A igreja do santuário ainda é usada atualmente.

Também famosas são as trilhas com remanescentes fósseis jurássicos expostos nas camadas de rochas sedimentares das falésias que formam o cabo.

Conta a lenda local que se tratam de caminhos ou trilhas usadas por “Nossa Senhora cavalgando uma mula gigante e se dirigindo dos oceanos para o topo dos penhascos”. Acredita-se que a suposta lenda levou à construção do convento no cabo Espichel.

Equipamento usado: Canon 50D- ISO640 f/5 Exp. 20″ lente 10mm

Data e hora: 07/01/2012 entre 22:56 e 00:59.

A primeira  imagem é o resultado da composição de 339 fotogramas.

Esta foto de Miguel Claro foi homenageada hoje (10/10/2012)  no “Picture of the day” da revista Astronomy.com.

Atenção: as fotos de Miguel Claro foram reproduzidas com autorização prévia do autor.

O Cabo Espichel está localizado em Portugal, a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado ao sul e a oeste pelo oceano Atlântico e ao norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Na sua extremidade, vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros. Conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua: Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e Aqueduto (fonte: wikipédia).

Fonte

Astroarte (Miguel Claro)By the Light of the Moon – Turning the Night, in Day

._._.

1 comentário

  1. Bonita imagem, bela foto. A beleza está nos olhos de quem aprecia. Obrigada por partilharem com o mundo estas preciosidades 😉 Energia-Albufeira/Algarve

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!