«

»

jul 24

Sistema binário 55 Cancri abriga Exoterra exótica

Entardecer binário em exoplaneta. Crédito: digitalblasphemy.com

Uma dupla estrelas, uma anã vermelha e uma anã laranja (90,5% da massa do Sol), iluminam os céus de uma das exoterras mais exóticas já descobertas até agora.

Nos últimos anos a procura por um exoplaneta semelhante a Terra tem sido um dos temas mais apaixonantes da ciência. O mundo tem esperado ansiosamente pela descoberta de outra Terra.

Diagrama mostra a excêntrica órbita da exoterra Cancri 55 f

No entanto a descoberta da “Terra 2.0”  tem sido um completo fiasco. Não porque os astrônomos não tenham encontrado alguma, pelo contrário! O problema está na tão pequena quantidade de candidatos que até agora foram identificados. Pior ainda, os candidatos são tão diferentes do nosso planeta que seria difícil imaginar que algum deles seja um gêmeo convincente.

Os principais candidatos que se apresentavam até há pouco eram:

Gliese 581g, o quarto exoplaneta rochoso que orbita uma minúscula anã vermelha que reside a 20 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Libra.

GJ 1214 b, um massivo exoplaneta rochoso menor que Netuno que orbita uma estrela na direção da constelação de Ofiucus a 40 anos luz de distância de nós.

HD 28185 b, um gigante gasoso em órbita quase circular em zona habitável de uma estrela similar ao Sol na constelação de Eridanus. Neste caso são as massivas exoluas deste exoplaneta, se existirem por lá, as potenciais candidatas a mundos habitáveis, ou seja, as outras ‘Terras’.

Ilustração de HD 28185 b, visto de uma hipotética superlua que apresenta características similares a Terra.

Agora, felizmente, podemos adicionar outro exótico exoplaneta a esta pequena lista, o 55 Cancri f, um dos 5 exoplanetas conhecidos que orbitam uma anã laranja que se situa a cerca de 40 anos luz de distância da Terra na constelação de Câncer.

Kaspar von Braun do Instituto Tecnológico de Califórnia en Pasadena e colaboradores calcularam sua órbita com maior precisão pela primeira vez. Estas estimativas sugerem que 55 Cancri f é um genuíno candidato a hospedar água no estado líquido em sua superfície.

Os astrônomos ressaltam que embora a órbita deste exoplaneta seja bem mais elíptica que a a Terra, 55 Cancri f passa a maior parte do tempo (74%) dentro da  zona habitável do seu sistema.

Além do mais, 55 Cancri f lembra a Terra em alguns aspectos. Seu ano tem quase a mesma duração do nosso (260,7 ± 1,1 dias). Além disso, com o aquecimento moderado de seu sol complementado com o efeito estufa de uma consistente atmosfera poderia suportar água líquida na superfície durante todo o ano.

No entanto, ao contrário da Terra, sua massa é bem maior (0,144 (± 0,04) MJ) que a de nosso planeta, maior até que a de Netuno (0,054 MJ), embora não pareça ter uma densa atmosfera gasosa como Netuno.

Além do mais o sistema onde reside 55 Cancri f tem dois sóis. Este sistema é um par binário que abriga uma estela anã laranja e uma companheira anã vermelha que orbitam seu centro de massa a uma distância de 1.000 unidades astronômicas (1.000 vezes a distância da Terra ao Sol, ou seja, cerca de 1.000 vezes 150 milhões de km). 55 Cancri f é um dos exoplanetas que faz para deste sistema estelar binário.

Isto pode parecer estranho para nós, o céu em Cancri 55 f deve ser maravilhoso. Durante a metade o ano um par de sóis laranja e vermelho iluminariam o céu diurno. Na outra metade do ano a anã vermelha seria visível durante a noite dividindo o céu com as estrelas próximas.

Este cenário, contudo, não faz de 55 Cancri f a exoterra mais promissora, mas a torna uma das mais exóticas.

Fonte

The Physics ArXiv Blog: Astronomers Discover Habitable ExoEarth Orbiting Binary Star

Artigo Científico

ArXiv.org: The 55 Cancri System: Fundamental Stellar Parameters, Habitable Zone Planet, and Super-Earth Diameter

._._.

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Michel

    Alguém chutaria qual seria o peso de um humano e quão forte seria sua pressão atmosférica? se seria hipoteticamente viável um humano viver lá nessas condições, mesmo até sem ar respirável.

    1. ROCA

      O cálculo do peso de um humano na superfície deste exoplaneta depende da densidade deste.

      No caso em questão sabemos que 55 Cancri f tem 44,7 vezes a massa da Terra, mas não sabemos seu volume e portanto desconhecemos sua densidade. Assim, não temos como calcular o ‘peso’ na sua superfície, enquanto os astrônomos não descobrirem seu diâmetro. Veja seus dados aqui na enciclopédia de exoplanetas: http://exoplanet.eu/planet.php?p1=55+Cnc&p2=f

      Por exemplo, Netuno tem 17,15 vezes a massa da Terra, mas sua densidade é muito menor (1,64 g/cmˆ3), assim a gravidade (hipotética, pois Netuno não tem superfície sólida) seria de 11 m/sˆ2, pouco maior que a gravidade terrestre de 9,8 m/sˆ2.

      Quanto a atmosfera tal estimativa cálculo é simplesmente imprevisível. Veja, por exemplo, Vênus cuja massa é ~81% da massa da Terra e na superfície a pressão chega a 90 (!) atmosferas devido a sua composição atmosférica altamente densa.

  2. Miguel Jr

    Olá Ricardo, e internautas. Gostaria apenas, se possivel, de uma ratificação: dia 5 de agosto será realmente o lançamento de juno em direção a jupiter? Desculpa a mudança de assunto. Abraço.

    1. ROCA

      Sim, confira aqui no ASTRO PT!
      http://astropt.org/blog/2011/08/05/juno-pronta-a-seguir/

  3. Rafael

    Planetas como o 55 Cancri f são o cenário dos sonhos para qualquer filmes de ficção!

    Gostaria de saber mais detalhadamente qual método foi utilizado para ter uma informação tão precisa da lua do HD 28185 b. Esta lua foi detectada? Ou ela existe teoricamente?
    Minha outra dúvida é se a gravidade do 55 Cancri f é afetada pela outra estrela desse par binário.

    1. ROCA

      Esta lua lembra a lua Pandora de Avatar. No entanto não há lua lá em HD 28185 b detectada. Trata-se de apenas uma hipótese. E uma boa hipótese pois há grande chance deste exoplaneta abrigar luas habitáveis pois ele está na Zona de Habitação de sua estrela. Por enquanto, isto é ainda um sonho.

      Para saber mais leia os artigos desta tag:
      http://eternosaprendizes.com/tag/exolua/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!