A Terra vista do espaço: como aparece a sombra da Lua durante um eclipse total?

O eclipse total de 1999 visto do espaço pela MIR. Crédito: tripulação Mir 27; Copyright: CNES

Como é a Terra vista do espaço durante o eclipse total?

Amanhã, 4 de Janeiro de 2011, teremos mais um eclipse solar (parcial), o primeiro de uma série de 4 eclipses a ocorrer em 2011.

Pensando de outra forma, no entanto, às vezes nos indagamos como é que a Terra apareceria vista do espaço durante um eclipse solar. A estação espacial Mir resolveu esta questão…

Na imagem acima a sombra da Lua pode ser claramente vista obscurecendo uma parte da Terra. A sombra lunar se move sobre da Terra a uma velocidade de quase 2.000 km/h.

Somente os observadores próximos ao centro do circulo obscuro podem ver o eclipse solar em sua plenitude. Os demais vêem apenas um eclipse parcial onde somente parte da luz do Sol fica bloqueada pela Lua.

Esta rara e espetacular foto do eclipse solar de 11 de agosto de 1999 foi uma das últimas fotos realizadas a partir da estação espacial Mir. No céu negro, à esquerda vemos dois pontos brilhantes: Júpiter e Saturno. A missão russa foi se encerrou e a estação espacial Mir foi posta fora de órbita em uma  reentrada controlada em 2001.

E sobre o eclipse de 04 de janeiro de 2011?

No diagrama abaixo temos as informações sobre o eclipse parcial de 04 de janeiro de 2011. Infelizmente este não será visível no Brasil, mas na Europa (Portugal), norte da África e oeste da Ásia os observadores de plantão poderão apreciá-lo durante a manhã. Confira os horários no mapa:

Dados do Eclipse solar parcial de 4 de janeiro de 2011. Crédito: NASA/F. Espenak

Fontes

http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEcat5/SE2001-2100.html

APOD: Looking Back at an Eclipsed Earth – Crédito: Mir 27 Crew; Copyright: CNES

2 comentários

  1. Suspeita de OVNI… Lado superior esquerdo dois objetos brancos, o de cima apresenta um aspecto “duplo” e o abaixo “losango”… O que vcs acham???

      • ROCA em 04/01/2011 às 19:56
        Autor

      Não, Wendglay.
      Um dos objeto é Júpiter e o outro é Saturno. O aspecto ‘duplo’ pode ser devido aos anéis de Saturno, mas pode também ser uma ou mais luas galileanas de Júpiter.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!